Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Proteção Básica, em parceria com o Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro) iniciará na tarde desta quinta-feira, 07,  um novo curso de informática básica para o grupo da terceira idade do Centro de Convivência da Maturidade (CCM). A duração do curso será de 30 dias, com aulas das 14 às 17 horas, no laboratório de informática do Serpro.  

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão Gomes, destacou a importância  de firmar parceria com o Serpro para inclusão dos idosos do CCM. “Esta parceria vem ao encontro com o que buscamos para a gestão que é para  contribuir para a criação de condições que possibilitem aos idosos  o exercício pleno dos seus direitos de cidadania, reforçando a sua capacidade de integração e participação social,” enfatiza. 

Para o Diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio, muitos idosos não têm motivação para se inserir no mundo informatizado, às vezes por achar que é um obstáculo, outras por não perceberem a importância da inclusão digital.  “A Sedes em parceria com o Serpro disponibiliza as condições e incentiva os idosos a buscarem novos conhecimentos tecnológicos; grupos de idosos mostram-se cada vez mais interessados em exercer diferentes atividades, entre as quais a Informática tem se destacado, porque se faz presente, hoje, no cotidiano de cada uma delas,” destaca. 

Centro de Convivência da Maturidade

O Centro de Convivência da Maturidade tem como objetivo geral proporcionar aos idosos, atividades lúdicas, de lazer, culturais, inclusão produtiva, favorecimento do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como orientações referentes aos seus direitos. 

Trata-se de um projeto que procura atender prioritariamente pessoas com 60 anos ou mais, que buscam atendimento/orientações técnicas nos centros de Referência de Assistência Social (Cras). (Secom Palmas)