As Centrais Sindicais dos Trabalhadores que têm sede no Tocantins estão organizando um evento cujo intuito é levar a pauta de reivindicações e ouvir dos candidatos suas propostas para os servidores públicos. É a primeira sabatina entre as entidades representantivas dos servidores públicos e os candidatos a governador do Tocantins e deve acontecer no próximo dia 15 de setembro, em Palmas. O foco é esclarecer as propostas dos candidatos para os servidores públicos estaduais, que, juntamente com suas famílias, formam um eleitorado aproximado de 150 mil pessoas.
Na sabatina, cada entidade classista fará perguntas direcionadas aos candidatos que responderão por ordem de sorteio. A sabatina terá regulamento próprio que será enviado com antecedência aos candidatos, que assinarão um “Termo de Compromisso” de participação e encaminharão à Comissão Organizadora. Os candidatos terão até o dia 30 de agosto para confirmar presença na sabatina. Cabe ressaltar ainda que as perguntas abordarão a temática específica do serviço público tocantinense e serão formuladas com base na pauta de reivindicações das diversas categorias de servidores.
Ao final da sabatina, os sindicalistas entregarão um documento a todos os candidatos, com a pauta de reivindicações, o que sinalizará o compromisso firmado com a categoria. O presidente da Nova Central Sindical do Tocantins (NCST-TO), Cleiton Pinheiro, destaca que a realização da sabatina representa o amadurecimento das entidades sindicais na defesa conjunta dos interesses dos servidores públicos estaduais. “Queremos ouvir e também questionar os candidatos sobre suas propostas. E também queremos que eles assumam um compromisso com a categoria dos servidores públicos”, afirma Cleiton.
As vagas para participação serão limitadas e em breve, as Centrais Sindicais vão divulgar mais informações aos interessados.