Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antonio Gonçalves

A implantação do projeto noturno Lua Feliz para a população da região norte é considerada uma conquista para autonomia das mulheres, que estudam ou trabalham, no período noturno. Um exemplo é a estudante Patrícia de Sousa, 24 anos, que não tinha com quem deixar seu filho e nem como pagar uma pessoa de confiança. “Como mãe vejo como um excelente projeto, com qualidade no atendimento. Este projeto surgiu em um momento que estava prestes a abandonar meus estudos, mas me devolveu a oportunidade de seguir em frente com os meus sonhos e a tranquilidade de que meu filho será bem acolhido”, disse.

O Lua Feliz foi inaugurado nesta terça-feira, 19, pelo prefeito Carlos Amastha e passa a atender cerca de 50 crianças de 01 a 06 anos, nas instalações do Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Pequenos Brilhantes, na Quadra 403 Norte.

O espaço conta com um total de 1.635 metros quadrados de área construída, dispondo estrutura que segue as normas de acessibilidade, tanto nos banheiros, quanto nas áreas externas. Possui salas com janelas de vidros temperados, espaço adequado às atividades administrativas, brinquedotecas, refeitórios e cozinhas que cumprem as exigências da Vigilância Sanitária, como a instalação de bancadas específicas para o preparo de alimentos vegetais e carnes, instalação de higienizadores de mãos, entre outros requisitos.

Durante a  cerimônia de abertura houve apresentação da Banda Metropolitana de Palmas, seguido do descerramento da placa e a visita do prefeito e secretários, a estrutura do projeto Lua Feliz.

Projeto

O Lua Feliz é um projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o  Instituto Sócio Educacional Solidariedade (ISES),  que irá oferecer às crianças, atividades lúdicas voltadas para aspectos cognitivos, senso-motor, sociais e afetivos, além de oficina mensal para pais e responsáveis pelo cuidado da criança inserida no projeto, objetivando promover a qualidade e interação familiar. A Secretaria de Educação cedeu o espaço para que todos os projetos pudessem ser desenvolvidos no período noturno.

Na ocasião, o prefeito destacou que o projeto Lua Feliz é um marco para a cidade, que expandiu e conquistou sua identidade. “A implantação do  projeto oferece condições para o desenvolvimento das crianças e contribui para as mães que buscam por um futuro melhor para seus filhos por meio do estudo ou do trabalho no período da noite. “Agradeço imensamente por acreditarem neste governo sério, que trabalha com o objetivo de servir a  população e prestar um trabalho de qualidade”, completou.

Para a secretária Maria Luiza Felizola Leão  Gomes, a atual administração assumiu a responsabilidade ao constatar a carência desse tipo de serviço no Município e ampliar o atendimento para outras regiões. “Vejo como prioritária a ampliação do número de projeto noturno infantis, gratuitos e de qualidade. Dentro de um ano, dois projetos sociais noturnos vêm beneficiando cada vez mais as mães, pais ou responsáveis que precisam deste serviço, que acolhe e  garante um lugar seguro  para as crianças e para que os pais tenham a oportunidade de trabalhar ou estudar com tranquilidade”,  completou.   

Estiveram presentes no evento a prefeita do município do Buriti, Rubia Amorim; representantes da Associação dos Moradores do bairro,  do Instituto Sócio Educacional Solidariedade (ISES), Dr. Saulo Carvalho, o vereador Milton Neris, além de secretários municipais e outras autoridades. (Secom Palmas)