Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Fórum da Comarca de Novo Acordo foi inaugurado nesta última segunda-feira, 25, pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente e pela diretora da Comarca de Novo Acordo, juíza Aline Bailão Iglesias, selando a entrega oficial das novas instalações à Comarca. 

"Aos vinte e cinco dias do mês de agosto do ano de 2014, sob a proteção de Deus, materializando um sonho acalentado por muitos anos, inauguramos, com instalações dignas da grandeza de seus habitantes, a sede definitiva do Fórum da Comarca de Novo Acordo”. O texto está registrado na Placa de inauguração descerrada.

O evento de inauguração, realizado no fim da tarde desta segunda-feira (25/8), marcou o município e contou com a presença de autoridades, integrantes do Sistema de Justiça, magistrados, servidores do Judiciário e da comunidade de Novo Acordo, região Leste do Tocantins. A partir de agora a Comarca conta com um novo Fórum amplo erguido num terreno de 2.450 m², no centro da cidade e com 696,70 m² de área construída. O local passa a abrigar uma Vara Judicial e um Tribunal do Júri com capacidade para 78 lugares.

Em seu discurso a presidente do TJTO lembrou a criação da Comarca de Novo Acordo em 1991 e sua instalação efetiva em 1999, pelo juiz Adonias Barbosa da Silva, reforçando a importância de instalações adequadas. “A edificação de um Fórum além de representar a oferta de um espaço público destinado à prestação jurisdicional para toda comunidade na qual se instala, representa o efetivo compromisso do Tribunal de Justiça de oferecer melhores serviços aos seus jurisdicionados visando o pleno exercício de suas funções institucionais”, afirmou.

A desembargadora também garantiu, “esta é a casa da Justiça destinada ao abrigo da prestação jurisdicional e que acolherá todos aqueles que buscam a solução dos conflitos de seus interesses”.

Garantia que foi reforçada também pela juíza titular da Comarca, “que este prédio retrate a concretização da presença de um Judiciário bem instalado, modernizado e pronto para pacificar as relações sociais da nossa região e que simbolize a solidez da confiança da população nos serviços a serem prestados”. A juíza Aline Iglesias ainda falou das ações desenvolvidas pela Comarca, como Justiça Itinerante que vem aproximando o judiciário do cidadão e a realização dos exames de DNA feitos dentro do Fórum por profissionais especializados, além disso, agradeceu e parabenizou os servidores pela dedicação e empenho na Comarca.   

Representando o governador Sandoval Cardoso, o secretário Estadual de Defesa Social, Nilomar dos Santos, parabenizou a presidente do Tribunal pela conclusão da obra. “Vejo nos olhos das pessoas a felicidade pela concretização desse Fórum. Novo Acordo é feita de um povo simples, ordeiro e que vê na Justiça a garantia de mais dignidade”, disse o secretário.

Os agradecimentos pela entrega do novo Fórum também vieram do prefeito do município José Coelho Neto. “Tenho certeza e falo em nome da comunidade, de que a cidade está agradecida por este Fórum. Esta construção traz uma capacidade maior de atender a todos, é um orgulho imenso para nós novo acordenses”, declarou o prefeito que é integrante do Judiciário como Oficial de Justiça, atualmente licenciado.

Ainda durante a solenidade a desembargadora Ângela Prudente entregou à juíza Aline Bailão Iglesias uma placa de homenagem em nome do Poder Judiciário. O servidor Henrique Almeida e Silva também foi agraciado representando todos os servidores da Comarca. A solenidade de inauguração foi finalizada com uma benção feita pelo Pastor da Primeira Igreja Batista Jônatas Pereira da Cruz e pelo padre Lenício da Silva Nascimento, pároco de Novo Acordo.

A entrega de mais uma obra do Poder Judiciário segue o Plano de Gestão 2013/2015 do TJTO, que tem como foco a valorização da Justiça de 1º grau.

Dispositivo de Honra

Além da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, e a juíza Aline Bailão Iglesias, compuseram o Dispositivo de Honra o secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, representando o governador do Estado Sandoval Cardoso, o prefeito de Novo Acordo, José Coelho Neto, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, juiz auxiliar da Corregedoria Adonias Barbosa da Silva, representando o corregedor geral de Justiça, desembargador Luiz Gadotti. O presidente da Câmara Municipal de Novo Acordo, vereador Newton Maciel Gomes, o promotor de Justiça, Francisco José Pinheiro Brandes Junior, representando a procuradora geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, o defensor público Edvan de Carvalho Miranda, representando o defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, o juiz diretor do foro trabalhista de Palmas, Francisco de Barros, o presidente da OAB – seccional Tocantins, Epitácio Brandão Lopes, a juíza Odete Batista Dias Almeida, conselheira da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins, representando o presidente Roniclay Alves de Morais.