Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Coligação “A Mudança que a Gente Vê”, encabeçada pelo governador e candidato a reeleição, Sandoval Cardoso (SD), afirma que a coligação "A Experiência Faz a Mudança" de Marcelo Miranda (PMDB), temendo não ter tempo hábil para trocar candidatos, segundo a coligação, em caso de indeferimento de candidaturas "ficha sujas", pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) para levar em mãos, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura de Marcelo Miranda ao Governo do Tocantins.

Segundo a coligação de Sandoval, o pedido feito pelos advogados da coligação de Marcelo Miranda foi atendido pela presidente do TRE-TO, desembargadora Jacqueline Adorno e com a decisão, o processo foi enviado ao TSE por portador da coligação, uma medida permitida pela legislação eleitoral, normalmente usada pelo autor do recurso.

Ainda de acordo a coligação “A Mudança que a Gente Vê”, na decisão, a desembargadora Jacqueline Adorno registra o temor da coligação “A Experiência Faz a Mudança”, do ex-governador, de não ter tempo hábil para trocar de candidato caso o registro de candidatura seja negado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Acrescentam que em caso de indeferimento do pedido de registro, o prazo para substituição de candidatos ocorre 20 dias antes do pleito o que evidencia o interesse dos requerentes de ver julgado o Recurso Ordinário pelo TSE o quanto antes", informa a coligação de Sandoval.

De acordo com informações repassadas pela coligação do governador Sandoval Cardoso, a coligação do ex-governador Marcelo Miranda sustenta no pedido que, embora os registros tenham sido deferidos no TRE-TO "enquanto não houver um pronunciamento do TSE, restará certa insegurança jurídica, graças a atitudes públicas dos recorrentes".

De acordo com o sistema processual do TRE-TO, o pedido da coligação ocorreu dia 28 de agosto, às 11h00 e, no mesmo dia, às 14h58 já estava protocolado no TSE sob o número RO Nº 20837. Desde o dia 30 de agosto, às 15h28, o processo está na Procuradoria Geral da República para parecer do Eugenio Jose Guilherme de Aragão, onde tramita anexado ao recurso que pede o indeferimento do candidato a vice-governador Marcelo Lelis (RO Nº 20922), segundo a coligação “A Mudança que a Gente Vê”.