Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Belém do Pará sedia o IV Funarte – Políticas para as Artes, que será realizado pelo Centro de Programas Integrados da Funarte (Cepin) e contará com o apoio da Representação Regional Norte, dia 9 de setembro, com o Tema Diálogos, Territórios e Conjunturas, criado a partir dos debates dos encontros anteriores.

Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes é um ciclo de reuniões realizado com participação da sociedade. Ele tem como objetivo promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas direcionadas às diversas áreas artísticas, em âmbito nacional. Isso é realizado através do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores, relacionados às várias linguagens de arte. São abertas inscrições para trabalhos oriundos de todo o Brasil; e para ouvintes, em todas as cidades a serem alcançadas.

O encontro contará com a participação de gestores locais, tais como secretários municipais e estaduais de cultura; artistas com trabalho reconhecido, nacional e internacionalmente; Representantes Regionais do Ministério da Cultura; produtores; e pesquisadores de diversas regiões do país, que apresentarão seus trabalhos e boas práticas.

Do conjunto dos palestrantes, vale ressaltar o agendamento das presenças, em Belém: da presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Heliana Jatene; do presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Guti Fraga; do Diretor Executivo da Funarte, Reinaldo Veríssimo; e do chefe da Representação do MinC na Região Norte, Delson Cruz.

Inscrições

As inscrições para participantes-ouvintes com certificado já foram encerradas, entretanto, aqueles que desejarem participar somente como ouvintes ainda podem se inscrever, pelo e-mail cepin@funarte.gov.br ou na hora do evento. Estará presente, também, um profissional de tradução da linguagem de libras, que garantirá, aos portadores de deficiência auditiva, acessibilidade a todo o evento.