Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O município de Miracema do Tocantins obteve um significante avanço avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) chegando à nota 4.5 superando a meta projetada que era de 4.3. A cidade está em primeiro lugar, em nível regional, empatada apenas com o município de Dois Irmãos que também obteve a mesma média.  A prefeita de Miracema do Tocantins, Magda Borba afirmou que “ o momento é de comemorar e frisar nosso compromisso e investimentos na educação da cidade. Montamos uma equipe competente que tem desenvolvido ações importantes que refletiram em nosso crescimento educacional”.

De acordo informações da Secretaria Municipal de Educação, Miracema do Tocantins alcançou em 2009 a média 4.1, em 2011 a educação sofre uma queda e registra apenas 3.9. A avaliação acontece a cada dois anos sendo aplicada para alunos do 5° ao 9° ano, das escolas da área urbana e do campo com indicador da meta projetada.

O secretário de educação, Robson Vila Nova, destacou que o crescimento é reflexo de uma gestão bem organizada e que primou pela educação municipal.“Nossos professores são dedicados e além disto, reformamos as escolas, adquirimos novos bebedouros, uniformes, ventiladores e outros equipamentos. A merenda escolar foi regularizada e o modelo de ensino que queremos para nossa cidade mostra sua face. Estamos em primeiro lugar em nível regional e isto é motivo de muita comemoração”.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do INEP, por meio da Prova Brasil aplicada para os municípios. (Ascom Miracema)