Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Delegados de todo Tocantins estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 12, no auditório da instituição para tratativas acerca da operacionalização da segurança pública nos dias que antecedem e no dia da eleição.

A reunião foi dirigida pelo presidente do Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), vice-corregedor regional eleitoral, José Ribamar Mendes Junior. Na oportunidade, ficou definida a disponibilização de estrutura nas 42 Comarcas Judiciárias do Tocantins com Delegados de Polícia, Agentes e Escrivães que irão agir de forma supletiva, onde não tiver efetivo da Polícia Federal, que é a responsável pela atuação em situações que ocorram a prática de crimes eleitorais.

Na ocasião, que contou com a participação da corregedora substituta da Polícia Federal, delegada Cecília Franco Silva ficaram definidos os municípios de Palmas, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Araguaína, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Augustinópolis que contarão com estrutura da corporação. “A Polícia Federal vai estabelecer presença em oito municípios, com maior efetivo em Palmas e Araguaína. No entanto, a atuação se estenderá a cidades vizinhas. Vamos empreender rondas, para coibir possíveis crimes eleitorais, durante toda semana que antecede o pleito”, garantiu a delegada.

Ao explicar a finalidade da instalação do Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO, o juiz José Ribamar destacou a independência das instituições da segurança pública que o comporão. “Esse grupo de autoridades que irão formar o Gabinete Institucional gerenciará em conjunto a segurança das eleições e qualquer ocorrência que acontecer, aquele que estiver à frente de determinado órgão é que acionara aquele que estiverem à frente das linhas de serviço. Não haverá subordinação entre os órgãos, o trabalho será de colaboração”, explicou.

O secretário Executivo da Secretaria Estadual de Segurança Pública, delegado de Polícia Deusiano Pereira de Amorim e o delegado-chefe da Polícia Civil, Bonfim Santana Pinto afirmaram que já está se providenciando a distribuição dos efetivo da Polícia Civil para as 42 Comarcas Judiciais do Estado.

GSI

O Gabinete de Segurança Institucional atua desde as eleições de 2012 no Tocantins.  Instituído em 2014 por meio da Portaria 204/2014 da Presidência do TRE-TO, será formado por um integrante da Justiça Eleitoral, que o presidirá, por um representante do Ministério Público Eleitoral e um integrante de cada uma das forças de segurança – Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e um do Exército brasileiro, além de um Inspetor de Segurança Judiciária da Justiça Eleitoral.  A experiência com o GSI nas últimas eleições demonstrou, conforme o Juiz José Ribamar, que na época também o presidiu, excelente mecanismo de controle.

Cartilhas

Na ocasião foram distribuídas cartilhas produzidas pelo TRE-TO para o pleito de 2014, com importantes informações sobre crimes eleitorais que poderão auxiliar na condução dos trabalhos pelos agentes públicos. (Ascom TRE-TO)