Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento

As competições que definirão os campeões dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) na categoria de 15 a 17 anos começaram neste sábado, 20, em Palmas. Mais de 400 atletas de escolas públicas e particulares de todo o Estado disputam as modalidades de atletismo, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia e natação. 

A técnica da coordenação de desporto educacional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Soraya Tomaz, frisou que o grande número de participantes nas modalidades individuais é um dos destaques desta edição dos Jets. Ela atribui o elevado número de participantes ao incentivo das escolas e ao aumento no número de atletas do sexo feminino na competição. 

“Temos visto aumentar o número de inscritos a cada ano, mas nas individuais o crescimento é bem mais expressivo, principalmente com a participação das meninas, que não era muito grande. Acreditamos que esse aumento seja reflexo do incentivo das escolas de tempo integral que oferecem na parte diversificada muitas dessas modalidades e o trabalho feito pelos nossos educadores que vem contribuindo para essa representatividade de mais estudantes e mais municípios”, destacou. 

Competidores

De Guaraí, Jaciane Nunes, de 17 anos, disputa o ouro no ciclismo pela Escola Estadual Irineu Albano. Veterana nos jogos, ela já foi campeã estadual por três anos consecutivos e destaca a importância do esporte na vida escolar. “Pra representar a escola, a nossa cidade, não basta só ser um bom atleta. Se você não é um aluno dedicado, uma pessoa disciplinada, você não chega a lugar nenhum. Essa é a maior lição do esporte pra mim”, relatou.  

Jéssica Alves e Gabriela Bottri são alunas do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, de Porto Nacional. As atletas do vôlei de praia estão empolgadas com a possibilidade de serem campeãs estaduais na modalidade. “É muito importante pra nós chegar até a final. É uma emoção que só estando aqui para saber que nosso esforço valeu a pena e que a gente pode ir mais longe”, diz Gabriela de 17 anos. “Só de já estamos aqui já é uma vitória. Nossa escola sempre nos deu todo apoio e incentiva muito o esporte. Isso faz a gente acreditar que tem potencial para ganhar os Jets e representar nosso estado na etapa nacional”, completa Jéssica. 

Estreantes

Entre os competidores está a dupla de Bom Jesus do Tocantins, Ghalben Alexandre e Ciran Rodrigues. Os estreantes no tênis de mesa são alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser e estão confiantes na primeira participação nos jogos. “Treinamos muito para chegar até aqui e essa já é uma grande vitória. Agora vamos com tudo para levar o ouro na final”, disse Ghalben. 

Já Werley da Silva, compete pela primeira vez no xadrez na esperança de representar o Tocantins na etapa nacional. “É muito bom participar dessa competição e estou me esforçando bastante para levar o ouro ir aqui e poder ir pro nacional”, conta o aluno do Colégio Estadual Getúlio Vargas, localizado em Aragominas. 

Jogos Escolares da Juventude

Os campões dos Jets vão defender o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, o maior evento esportivo do país para estudantes, que acontece nos dias 6 a 15 de novembro em João Pessoa, capital da Paraíba. (Ascom Seduc)