Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), representando o vice-corregedor regional eleitoral, Juiz José Ribamar Mendes Junior, se reuniu com o Comando do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, em Palmas, na manhã da última sexta-feira (26/9), para tratar da participação do Exército no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a segurança em algumas aldeias indígenas durante as Eleições de 2014.

Na reunião, o comandante da corporação, Cel. Roberto Adriano Dorneles de Matos, fez um breve relato das ações que já estão sendo empreendidas, como o reconhecimento dos locais onde o exército vai auxiliar na segurança e apresentou as diretrizes do Comando Nacional para a atuação nas eleições. “Estamos empreendendo vistorias para dimensionar as tropas de acordo com a necessidade”, afirmou.

Os assessores do comando majores Paulo Eduardo da Costa Reckiegel e Allison Frauches de Almeida foram apresentados como prováveis integrantes do GSI. Além do Diretor-Geral, participaram da reunião a coordenadora Jurídica e Administrativa da Corregedoria Regional Eleitoral, Zilânia Filgueiras, e o e o  servidor do TRE Marcos Leôncio que vai atuar no GSI como inspetor.

Corpo de bombeiros

Na quarta-feira (24/9), o Juiz José Ribamar Mendes Junior, que preside o Gabinete de Segurança Institucional, visitou o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar também para tratar da participação no GSI e tratativas para a segurança e transporte, em caso de localidade de difícil acesso.

“Estamos empenhados em fazer sempre o melhor possível”, afirmou o Comandante Geral Cel. Erli Lemes de Limam, que indicou o Cel. Reginaldo Leandro da Silva, presente na reunião, para integrar o GSI. O Juiz Ribamar Mendes complementou afirmando que “a união de forças de segurança fortalecem e garantem o pleito tranquilo”.

O Chefe do Estado Maior do CBM, Cel. Dodsley Yuri Tenório Vargas também participou da reunião. 

GSI

O Gabinete de Segurança Institucional atua desde as Eleições de 2012 no Tocantins.  Instituído em 2014 por meio da Portaria 204/2014 da Presidência do TRE-TO, será formado por um integrante da Justiça Eleitoral, que o presidirá, por um representante do Ministério Público Eleitoral e um integrante de cada uma das forças de segurança – Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e um do Exército brasileiro, além de um Inspetor de Segurança Judiciária da Justiça Eleitoral.  A experiência com o GSI nas últimas eleições demonstrou, conforme o Juiz José Ribamar, que na época também o presidiu, excelente mecanismo de controle. (Ascom TRE-TO)