Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Antônio Gonçalves

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social através da Diretoria de Proteção Básica encerrou no final da tarde desta segunda-feira, 29, as atividades culturais realizadas pelas acadêmicas de pedagogia do Instituto Tocantinense de Pós-Graduação - ITOP.  O evento que faz  parte de um projeto intitulado: “Cultura e Diversão na Maturidade”, desenvolvido para o grupo de idosos do Centro de Convivência da Maturidade – CCM e dos Centros de referências de assistência Social  (CRAS).

As acadêmicas do oitavo período de pedagogia apresentaram uma peça de teatro com o tema: “A família da Bruxa Mabe”, que retratou a família em busca do equilíbrio e da harmonia no lar. Acompanhadas pela professora e coordenadora da disciplina, Mariana da Silva Neto, as acadêmicas criaram um clima de lazer, descontração e com muita criatividade arrancaram risos e despertando momentos de reflexão.

A coordenadora do CCM, Eliete Belforte, destaca que as atividades sociais, esportivas, recreativas, culturais e educativas, criam envolvimentos com a comunidade para incentivar a integração social dos idosos melhorando suas condições de vida e promovendo sua socialização. “O CCM tem como objetivo, auxiliar os idosos a preencher seu tempo livre com práticas e relações saudáveis, mas sobretudo a redimensionar sua vida, a ver o envelhecimento sob um novo prisma, em que a natureza fragilizada física dos mais velhos pode ser harmonizada com dignidade”, ressaltou.

A aposentada Elizabete de Almeida, 62 anos, conta que foi muito importante começar a frequentar o grupo de idosos do CCM. “Quando comecei a frequentar o CCM, estava atravessando uma fase muito difícil. Meu marido havia  ficado doente e precisou passar por uma ariscada cirurgia no estômago, mas  graças a Deus, hoje, ele se encontra saudável. Frequentar o CCM me ajudou a superar meus problemas, pois recebi apoio, palavras de conforto e incentivo, além de carinho de meus amigos. Por este motivo aconselho as pessoas a estarem buscando por este espaço que nos tranquiliza diante das dificuldades”, destaca. (Secom Palmas)