Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o objetivo de traçar políticas públicas de abastecimento e de recursos públicos para o setor agrícola, técnicos da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento estiveram em Pedro Afonso, nessa terça-feira, 7 de outubro.

A equipe do órgão federal foi recepcionada na sede da Coapa, pelo superintendente José Rander Lopes e técnicos da cooperativa. O prefeito do município, Jairo Mariano, também participou da reunião.

Os integrantes da Conab, acompanhados de um técnico da Coapa, também visitaram a propriedade do produtor José Tarcizio Borges e a Fazenda Brejinho. Ambas representam o perfil dos agricultores empresariais do município.

O objetivo principal da visita técnica foi coletar dados sobre custos de produção (que vão desde a compra de máquinas até as despesas com armazenagem) de grãos como soja, milho e sorgo. As informações vão subsidiar futuros investimentos do Governo Federal em Pedro Afonso e região, como por exemplo, a melhoria da infraestrutura necessária para o escoamento da produção e a disponibilização de linhas de crédito para custeio das safras.

Conforme José Rander Lopes, a Coapa foi escolhida pela Conab como centro referência para o levantamento, por sua experiência no ramo agropecuário, e conforme explicou, a visita também pode resultar na certificação do armazém da cooperativa, procedimento necessário para comercialização de grãos com a Conab.

Ainda neste ano, a Conab deve divulgar em seu site (www.conab.gov.br) os resultados referentes ao custo de produção de grãos na região de Pedro Afonso. Os participantes da reunião terão acesso aos dados antes da publicação.

A presença do prefeito Jairo Mariano teve a intenção de fortalecer os laços do Município, com a Coapa e o Ministério da Agricultura, órgão ao qual a Conab é subordinada, buscando fomentar a realização de parcerias para o desenvolvimento de projetos agrícolas em Pedro Afonso.   

Equipe

Os técnicos da Conab que estiveram em Pedro Afonso são Asdrúbal de Carvalho Jacobina, Poliana Tatiana da Silva Gratão e Jorge Antonio de Freitas Carvalho. (Ascom Coapa)