Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima  Para Lucas, plataforma virtual complementa os estudos em sala de aula Para Lucas, plataforma virtual complementa os estudos em sala de aula
  •  Sharon vai fazer as provas do Enem pelo segundo ano
  •  De acordo com a coordenadora da Seduc, ferramenta ajuda professores no acompanhamento do desempenho dos alunos

Nos dias 8 e 9 de novembro, estudantes de todo o Brasil serão avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo da prova é mensurar o desempenho escolar dos estudantes e, consequentemente, a qualidade do ensino médio no País. No Tocantins, mais de 69 mil pessoas estão inscritas no exame que já substitui o tradicional vestibular em diversas universidades públicas brasileiras.

Do total de 8,7 milhões de inscritos este ano no Enem, 69.506 fazem as provas no Tocantins. Aqui no estado, o número de participantes cresceu 20,83% em relação a 2013.

De acordo com a coordenadora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Sâmia Carvalho, a nota do candidato, além de ser usada para ingresso em instituições de educação superior públicas, também abre portas para programas do governo federal como o Universidade para Todos (ProUni), o Ciência sem Fronteiras e Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “A Seduc orienta as unidades de ensino a incentivarem a participação dos alunos levando em conta que com o Enem há a possibilidades não só do acesso ao ensino superior, mas também a conclusão do ensino médio, bolsas de estudos, além dos alunos que fazem a prova antes de terminar o ensino médio para adquirir experiência, os chamados treineiros”, complementou.

Ainda segundo a coordenadora, a Seduc incentiva os estudantes a se prepararem para o exame, orientando as escolas a realizarem simulados e outras atividades que auxiliem os estudantes a obterem bom desempenho na avaliação. “As escolas se organizam com atividades dentro do currículo, como simulados e gincanas. O que é cobrado no Enem é o conteúdo que o participante estudou ao longo dos anos e que é aprofundado no ensino médio. O que muda no Enem é que o exame valoriza o trabalho por áreas de conhecimento. Os itens são elaborados pelo componente curricular e não por disciplina”, explica.

Preparação

Para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem, este ano, a Seduc aderiu neste ano a uma plataforma virtual de estudos. O Geekie Games é acessado pela internet e disponibiliza simulados, planos de estudo e outras atividades que contemplam as quatro áreas de conhecimento cobradas nas provas do Enem, como Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Através desta ferramenta, professores e gestores de escolas também podem realizar o acompanhamento detalhado do desempenho dos alunos cadastrados nas avaliações diagnósticas e nos simulados.

Lucas Magno, aluno do 3º ano, está utilizando a plataforma para estudos e destacou que a ferramenta virtual auxilia muito na hora de se preparar para os exames que se aproximam. “Geralmente não existe nada assim disponível para quem estuda na rede pública; e quem tem esse propósito de usar a nota do Enem para ingressar na faculdade tem que recorrer a cursinhos, e nem todo mundo tem condições de pagar por eles”, afirmou o estudante que busca uma vaga no curso de Letras.

Sharon Rose Gomes de Souza, de 17 anos, também vai passar pelo Enem este ano e conta com a ajuda extra da plataforma virtual na preparação para o exame. “Achei uma ótima ferramenta de estudos porque tudo está relacionado, realmente, com o conteúdo que cai no Enem. O nível de perguntas dos simulados é mesmo o que ajuda a ter uma noção próxima do que vamos ter que responder no dia da prova”, destacou a estudante que vai fazer o exame pelo segundo ano seguido. “Mesmo não tendo terminado o ensino médio ainda resolvi fazer o Enem no ano passado para ver como era, como me saía. O bom foi que este ano estou focando nos conteúdos que tive mais dificuldades para ter uma boa nota”, complementou.

Provas

No primeiro dia do Enem, os candidatos terão quatro horas e meia para fazer as provas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. No segundo dia serão cinco horas e meia para as provas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira, além da redação. Nos dois dias, as provas terão início às 13h, horário de Brasília. (Ascom Seduc)