Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu na última terça-feira, 14, a primeira Pré-Conferência Intermunicipal de Cultura dos municípios de Miracema do Tocantins e Miranorte que revelou o interesse da sociedade em participar das decisões que vão nortear as ações para a área da cultura nos municípios, como classificou a organização do evento.

O auditório da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema, foi o palco da formulação de propostas e discussões. Entre as demandas apresentadas e aprovadas estão o fortalecimento da gestão das políticas públicas para a cultura; implantação do Sistema Estadual de Cultura, vinculado ao Sistema Nacional de Cultura; mapeamento dos espaços e equipamentos públicos culturais desativados ou em uso inadequado e ainda a elaboração e apoio de projetos que proponham a revitalização (reforma, restauro, ampliação e adequação) do patrimônio público edificado, tombado ou não, que esteja desativado, para adequá-lo com infraestrutura de acordo com os critérios técnicos para funcionar como equipamento cultural.

De acordo com a delegada e presidente da Comissão Organizadora, Aline Medrado, o evento foi de extrema importância para os municípios e que agora os delegados eleitos esperam a Conferência Estadual para apresentar as propostas.

Já o secretário da Juventude, Cultura e Turismo, de Miracema do Tocantins, Jessé Nascimento, agradeceu a participação dos diversos seguimentos da sociedade, lembrando que a construção do plano só será possível com a contribuição de cada indivíduo.

O relatório final obtido na I Pré-Conferência Intermunicipal será encaminhado para a Comissão de Articulação e Elaboração do Plano Estadual de Cultura de Palmas para posteriormente fazer parte do Plano Estadual de Cultura na 4° Conferência Estadual de Cultura.

Participaram

A I Pré-Conferência intermunicipal recebeu representantes da sociedade civil e governo, com participação ativa de diversos segmentos culturais Também fizeram parte do evento o Secretario Municipal de Juventude, Cultura e Turismo, Jessé Nascimento, representando a Prefeita de Miracema, Magda Borba, do Secretario Executivo de Cultura de Miranorte, Luiz Fernando Almeida, representando o Prefeito de Miranorte, Drº Fred, Aline Medrado de Sousa, Presidente da Comissão de Articulação e Organização da Pré-Conferencia Intermunicipal e também as representantes da comunidade, Terezinha Dias Ferreira, Rosita Gomes Oliveira. (Ascom Miracema)