Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para o concurso da Secretária de Estado de Defesa Social (Seds) começam nesta quarta-feira, 22. O certame conta 1.131 vagas para o nível médio e técnico e 86 vagas para o nível superior. As inscrições seguem abertas até o dia 23 de novembro. Também está em processo de formatação a realização de concurso para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O concurso da Seds será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencout (Funcab) e as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site: www.funcab.org. O valor da inscrição é de R$ 90 para os cargos de nível médio/técnico e de R$ 150 para os cargos de nível superior.

As informações do concurso e o edital completo, além de estarem disponível endereço eletrônico da Funcab, onde serão realizadas as inscrições, também estarão no site da Secretaria de Estado da Administração (Secad), em www.secad.to.gov.br.

De acordo com o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, a realização do concurso vai mudar a visão que se tem da relação do Estado com os presos e os reabilitandos. “Vamos ter profissionais que vão atuar com um foco maior na questão social. Os aprovados na primeira fase vão passar pela academia, onde serão capacitados para atuar neste foco. Nossa expectativa maior é mudar a visão que se tem da relação do Estado com os presos e os reabilitandos. Eles [servidores] serão capacitados para uma relação mais humana”, disse.

O edital também disponibiliza 5% das vagas para pessoas com deficiência e os interessados devem fazer sua inscrição normalmente, com a exceção do fato de que deverão preencher campos específicos referentes às condições especiais para realização da prova.

O certame será realizado em duas etapas. A primeira se inicia com a prova objetiva de 100 questões - que será aplicada no dia 14 de dezembro nas cidades de Araguaína, Tocantinópolis, Dianópolis, Paraíso, Gurupi e Palmas – e se estende até a realização de exames médicos (última etapa da primeira fase).   

Após aprovação em todas as fases da primeira etapa, os candidatos serão submetidos ao Curso de Formação Profissional, também de caráter eliminatório e classificatório, que compreende a segunda etapa do certame. Com exceção da prova objetiva, todas as demais fases do certame serão realizadas apenas em Palmas.

Concurso Saúde

Além do concurso da Seds, que já está com as inscrições abertas, está em andamento o processo para realização do concurso para o quadro da Secretaria de Estado da Saúde. “Já foi publicado no Diário Oficial a composição da comissão e está sendo realizado o processo licitatório, que vai definir a empresa que será responsável pela realização do concurso", destacou o secretário Lúcio Mascarenhas. (ATN)