Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Embora muitos produtores acreditem que o período chuvoso signifique a queda de preço de produtos da agricultura, nem sempre isso acontece. A chuva pode ser um obstáculo para o produtor rural, que precisa desenvolver estratégias de cultivo que amenizem este problema. É o caso das hortaliças que, neste período, sofrem acréscimo de preço, devido aos cuidados especiais que requerem do produtor.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) Anderson Pereira, a umidade em excesso favorece o aparecimento de doenças em hortaliças. Duas técnicas muito comuns neste tipo de plantação são a hidroponia e o cultivo protegido. “A hidroponia é a produção de hortaliças sem contato com o solo. A plantação é conduzida em bancada, onde corre a água – que fica em contato com a raiz – enriquecida com nutrientes”, explica.

De acordo com Pereira, embora seja uma técnica vantajosa, o custo inicial da implantação da hidroponia é elevado, pois exige manutenção constante e conhecimento técnico. “Não é todo produtor que consegue aplicar, pois exige conhecimento técnico e dedicação exclusiva para o sistema”, justifica, acrescentando que, por este motivo, a hidroponia ainda não é tão comum no Estado. No entanto, os benefícios são muitos, como a redução de doenças fúngicas e bacterianas, maior conforto do manejo – já que a base fica em uma altura em que o produtor não precisa se abaixar – além do aumento da produtividade.

Outro recurso – bem mais comum e barato – é o cultivo protegido, que consiste em cobrir a plantação por meio de estufa ou casas de vegetação. “Isto evita que as plantas fiquem expostas diretamente ao impacto da chuva e ao excesso de incidência de raios solares”, diz, ressaltando que, este recurso, é mais indicado para pequenos produtores, devido ao custo mais baixo de sua aplicação. (Ascom Seagro)