Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Pedro Afonso em breve deverá ganhar um Comitê Gestor, com a missão de contribuir com o desenvolvimento do município. A informação é do consultor do Sebrae, Alberto Belluzzo, que participou de reunião com equipe da prefeitura para falar sobre o comitê, além de apresentar o modelo de decreto para a criação do órgão. A expectativa, segundo Belluzzo, é que o decreto seja assinado pelo prefeito até o início de novembro, e a partir daí se iniciem as tratativas para compor o comitê.

“O Comitê Gestor é uma forma de atender à necessidade de continuidade da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas, aprovada em 2010. No ano passado foram cumpridas todas as exigências para que ela saísse do papel, e agora nós trouxemos a proposta de decreto para criar o comitê, que deve ser constituído tanto pelo ente público, como por representantes da sociedade, como associações e empresas. A função do órgão é gerenciar o plano de desenvolvimento do município, pensando não daqui a seis meses ou um ano, mas daqui a cinco anos”, explica Belluzzo.

Ele diz que o papel do Sebrae nesse processo é orientar e mostrar alternativas e caminhos para atender às micros e pequenas empresas, permitindo impactar a gestão pública. “O Comitê pode atuar em várias frentes, como fazer parcerias com bancos públicos ou privados para concessão de crédito para microempreendedores. E também podem promover ações que aqueçam a economia local, como estimular a prefeitura a comprar cada vez mais no município – quando isso ocorre, as empresas rodam o dinheiro aqui dentro, contratam mais gente, todo mundo ganha, é o que chamamos de ‘ciclo virtuoso do desenvolvimento’. Nesse processo, será importante a participação da sociedade, e de todas as secretarias, sobretudo aquelas que lidam com questões econômicas, como a secretaria de desenvolvimento, agricultura e finanças, entre outras”, diz ele.

O decreto que irá instituir o Comitê Gestor está em fase de elaboração, e tão logo seja assinado, será convocada a primeira reunião – ainda sem data definida – para composição do órgão. (Ascom Pedro Afonso)