Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Já estão abertas as inscrições para o Encontro Técnico para Orientações sobre a Prestação de Contas do Exercício de 2014. O evento ocorrerá no dia 3 de dezembro e é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O objetivo é envolver representantes das prefeituras municipais, profissionais da área pública e estudantes.     

A parceria entre as instituições é de grande relevância  para o aprimoramento dos profissionais contábeis que atuam junto aos municípios tocantinenses, avalia o presidente do CRCTO, Sebastião Célio Costa Castro. "Todo município tem a obrigação e dever de prestar contas anualmente e, muitas vezes, a documentação vem com inconsistências por falta de informação. Esse Encontro pretende capacitar contadores e demais profissionais para garantir mais qualidade aos materiais enviados", reforçou.    

O curso é gratuito e mesmo faltando pouco menos de 30 dias para sua realização, já está movimentando profissionais e acadêmicos, com centenas de inscrições efetivadas. A titular da Coordenadoria de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal do TCE, Najla Mansur Braga, reforça quer o evento abordará as últimas atualizações do sistema usado pelo Tribunal, as matrizes da prestação de contas 2014, além das principais inconsistências levantadas nas últimas prestações  entregues.     

Palestras

O Encontro contará com a palestra do professor adjunto da Universidade de Brasília (UNB), José Marilson Dantas, que falará sobre "Sistema de Custos e a Nova Visão da Gestão Pública". Doutor em Contabilidade de Custos aplicado ao Setor Público pela Universidade de Brasília, Mestre em Contabilidade pela Universidade de São Paulo, integrou a Equipe de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e, atualmente é Professor Adjunto e Pesquisador da Universidade de Brasília.Também haverá palestra sobre a Lei da transparência, proferida pelo Chefe da Controladoria Geral da União, Leonel Alves de Melo. (Com informações da assessoria)