Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Histórias de solidariedade já fazem parte da rotina do Programa Mesa Brasil Sesc. Como exemplo, a última doação recebida. Um doador anônimo entregou na unidade de Palmas mil latas de leite para intolerantes a lactose. O produto será distribuído para famílias que não têm condições de adquiri-lo. A expectativa é que quase 60 crianças sejam atendidas, por meio de instituições sociais.

“Vamos atender, em média, 10 entidades sociais, pois o público alvo do produto é restrito”, informou a coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Tocantins, Any Medonça. “Vale ressaltar que o valor de uma lata dessas é considerado alto e existem, no mercado, poucas alternativas mais baratas. A nossa meta é atender 61 crianças durante quatro meses e acreditamos que esta doação vai fazer uma diferença enorme no orçamento das famílias atendidas”, destacou a coordenadora. 

Intolerância a lactose

A nutricionista do Programa,Waneyla Cavalcante, explica que a intolerância a lactose é um distúrbio digestivo ocasionado, principalmente, por três fatores: “Pode ser por problemas genéticos, por diminuição progressiva da produção de lactase, neste caso, ocorre geralmente a partir da adolescência, e por último, pode surgir como consequência de outras doenças do trato gastrointestinal”, afirmou a nutricionista. 

Doações 

Outro bom exemplo de solidariedade é o do Balé Popular do Tocantins. No início do mês de novembro, o grupo de dança apresentou o Espetáculo "Elementos". Como os ingressos para a apresentação eram equivalentes a um quilo de alimento não perecível, foram arrecadados e entregues para o Mesa Brasil Sesc 880 kg de gêneros alimentícios. 

O programa do Sesc doou os produtos para a Creche Monte do Carmo, Abrigo João XXIII, Grupo de Apoio às Mulheres, Associação Missionária Transcultural e Cooperativa de Produtos de Reciclagem do Tocantins. “Essas parcerias são exitosas e contribuem com o nosso principal objetivo, que é combater a fome e o desperdício de alimentos”, disse a coordenadora do programa, Any Mendonça. (Ascom Sesc)