Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antonio Gonçalves

Na tarde desta segunda-feira, 16, o Secretário de Integração Social e Defesa do Consumidor, Tiago Andrino, e o superintendente interino de Juventude de Palmas, Nahylton Alen, reuniram-se com os representantes dos movimentos sociais da Capital, a fim de apresentar o projeto Juventude Viva e articular a movimentação de todos para a construção desse plano na nossa cidade. 

“Trazer a juventude para articular juntamente conosco e discutirmos as políticas públicas de juventude é de suma importância. Ação que enaltece a gestão participativa”, afirmou o Superintendente Interino da Superintendência de Juventude.

O Plano Juventude Viva é um projeto do Governo Federal que visa enfrentar a violência, problematizando a sua banalização e a necessidade de promoção dos direitos da juventude. Objetiva também promover os valores da igualdade e da não discriminação, o enfrentamento ao racismo e ao preconceito geracional, que contribuem com os altos índices de mortalidade da juventude negra brasileira. 

Os homicídios são a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino. E é unindo esforços da sociedade civil com o Estado que se acredita que essa realidade pode mudar.

O evento de adesão de Palmas ao Plano Juventude Viva acontecerá nesta quinta-feira,18, às 9 horas, no Gabinete do Prefeito, na Diretoria de Meio Ambiente. (Secom Palmas)