Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A máquina vai impulsionar, qualificar e certificar a produção de farinha feita pelos agricultores familiares de Miracema do Tocantins. A Fábrica é uma parceria entre a prefeitura de Miracema por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária- Seagro.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Iris Aquino, explicou que a fábrica será instalada na Packing House. Iris detalhou que Miracema do Tocantins produz ao ano cerca de 9 toneladas de mandioca e que os agricultores familiares conseguem vender uma média de 800 quartas de farinha por mês.

“Temos uma grande produção que gera lucros para os produtores e gira capital dentro do comércio da cidade. Com a Fábrica de Farinha vamos agregar valor ao produto que será certificado e ainda teremos a qualificação e geração de emprego e renda”, explicou Iris.

A meta da prefeitura é que em 2015 a Fábrica de Farinha comece a operar, beneficiando 20 produtores mensalmente. A secretaria de Desenvolvimento Rural está em processo de adequação do local para posterior inspeção municipal e sanitária.

Produção valorizada

A prefeita Magda Borba comemorou a parceria entre a gestão municipal e a Seagro frisando que a agricultura familiar de Miracema tem grande potencial e que a prefeitura tem empenhado esforços para promover a agricultura local.

“Estamos viabilizando toda a estrutura do local e o mais breve possível vamos entregar para a nossa comunidade a Fábrica de Farinha. Os produtores de nossa cidade merecem esse incentivo”, destacou a prefeita. (Da assessoria)