Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Naiara Miranda

A 5ª Edição do Campeonato Municipal de Kart de Rua encerrou-se neste domingo, dia 21, com um saldo positivo. Esta é a avaliação dos pilotos colinenses credenciados na Federação Tocantinense de Automobilismo (FTA) e Confederação Brasileira de Automobilismo que percorreram o circuito montado na Avenida Tenente Siqueira Campos e ruas adjacentes.

O evento é uma realização do Município de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação de Prática Esportiva de Colinas (Aspecto). A última etapa contou com a participação da comunidade que torcia e vibrava a cada manobra realizada pelos esportistas.

Competiram oito pilotos numa disputa acirrada onde demostraram um show de pilotagem, com manobras radicais e belas ultrapassagens pelos pilotos colinenses. A oitava e última etapa do 5º Campeonato Municipal de Kart de Rua também contou com a participação de oito pilotos de Araguaína que participaram na categoria F125 cilindradas, motor dois tempos.

O prefeito José Santana Neto comentou a iniciativa em promover competições de kart em cada bairro da cidade através do Campeonato Municipal. “O Campeonato Municipal de Kart de Rua é um evento que já se tornou tradicional em nosso município reunindo as pessoas para assistirem e incentivando e valorizando os pilotos colinenses. Em mais uma edição deste evento, os moradores dos bairros tiveram a oportunidade de assistir as corridas com suas famílias, pois a competição também aconteceu nos bairros, tornando-se um esporte que integra a comunidade ao lazer e ao esporte através de uma disputada saudável com a realização deste Campeonato”.

Na oitava etapa o vencedor foi o piloto Lindomar Resende (Carro 35). O segundo lugar ficou com Augusto Agra (Carro 31) e com uma diferença de oitenta e seis segundos, o terceiro lugar ficou com Renato Albino.

O 5º Campeonato Municipal de Kart de Rua de Colinas é organizado de acordo com o Código Desportivo de Automobilismo (CDA) e normas do Commision Internacionale de Karting (CIK), supervisionado pela Federação Tocantinense de Automobilismo (FTA).

Na corrida dos pilotos de Araguaína, que contou com pegas eletrizantes o primeiro lugar foi conquistado pelo piloto Thiago (Kart 36). Com uma diferença de dezesseis segundos, o segundo lugar ficou para o piloto Rafael (Kart 99). E o terceiro lugar ficou com o piloto Edson (kart 12).

O piloto araguainense Rafael Maliza elogiou a iniciativa de realização do Campeonato Municipal. “Para nós é uma imensa alegria participar do Campeonato em Colinas, onde a comunidade participa e prestigia esse esporte. Vemos que hoje o Kart em Colinas conta com apoio e valorização por parte do poder público, do empresariado local e da própria comunidade e isso é muito importante”.

Segundo o Presidente da Associação de Prática Esportiva de Colinas (Aspecto), Délcio Hiert, “O 5º Campeonato se consolidou como um evento tradicional no município que reúne as famílias para uma atividade de entretenimento e lazer, incentivando e fortalecendo a prática desse esporte, pois hoje vemos o crescimento e a valorização do kart em Colinas, onde as pessoas inclusive nos procuram pedindo que alguma das etapas do Campeonato sejam realizadas em seu bairro”.

Para o funcionário público, Geomar Campos Andrade “é uma grande satisfação ver a representatividade do kart de rua pelo talento dos pilotos colinenses que mostram muita habilidade e profissionalismo. Também gostei muito da apresentação dos pilotos de Araguaína e de ver que Colinas também é reconhecida pelo esporte em outros municípios”.

Na classificação final, com somatória de todas as etapas do 5º Campeonato Municipal de Kart de Rua, o título de campeão foi conquistado pelo piloto Ronan Albino, com 181 pontos. O piloto Délcio Hiert foi o vice-campeão do campeonato com ​158 pontos, seguido de Leonardo com 154 pontos.

O vencedor do 5º Campeonato Municipal de Kart de Rua, Ronan Albino comentou a alegria em receber o troféu de campeão. “Vencer o Campeonato de Kart de Rua pelo segundo ano consecutivo é uma grande emoção, principalmente por ver o fortalecimento desse esporte em Colinas e o que ele representa para nós esportistas e para a comunidade. Estou muito feliz!”. (Ascom Colinas)

 ​