Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador Marcelo Miranda (PMDB) anunciou na manhã desta quarta-feira, 31, os últimos nomes que faltavam para completar sua gestão. Confira perfis dos secretários anunciados pelo governador. 

1. Raimundo Arruda Bucar (Xuxu Bucar) – Agência Estadual de Metrologia

Natural de Pedro Afonso, Xuxu Bucar é advogado formado pela PUC de Goiás. Foi  Prefeito de Tocantínia por dois mandatos; foi Secretário Estadual de Governo, Secretário Estadual de Interior e Justiça, Secretário de Governo do Município de Palmas e Presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins).

2. Elizângela Glória Cardoso – Unitins

Natural de Santa Tereza do Tocantins, é graduada em Serviço Social pelo CEULP/ULBRA. Assistente Social de carreira da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau). É Especialista em Gestão e Projetos Sociais pela Fundação Unitins e especialista em Gestão da Clínica em Gestão de Saúde, pelo Instituto Sírio Libanês de Pesquisa. É professora de Serviço Social da Unitins desde 2009 e professora de pós-Graduação da Faculdade Itop. Foi uma das líderes do Movimento Pró-Unitins na luta pela criação de cursos presenciais.

3. Pedro Dias Corrêa da Silva – Ruraltins

Mineiro de Januária, mora em Gurupi há 34 anos. É engenheiro agrônomo, pós graduado em Administração Rural. É produtor rural e empresário na área de Engenharia Ambiental. Foi secretario adjunto de Agricultura e Pecuária, Diretor Administrativo da UFTO, sendo um dos responsáveis pela criação do campus de Gurupi, foi também secretário municipal de Meio Ambiente e atualmente estava na Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente de Gurupi.

4. João Carlos Pes – Itertins

Natural de Aratiba-RS, é produtor rural, agricultor e engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Fez Gestão de Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas e Gestão de Agronegócios pela N.B.A./FAMA. Foi diretor-secretário na Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, onde também foi diretor-vice-presidente.

5. Gleidy Braga Ribeiro – Agência de Defesa Social

Natural de Dianópolis, é Jornalista, acadêmica de Direito e especialista em Gestão e Políticas Públicas. É mestranda em Estado e Políticas Públicas. Foi superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, do município de Palmas, assessora técnica da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, conselheira Nacional dos Direitos da Mulher e membro do Grupo de Trabalho Interministerial de Elaboração do 2o. Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

6. George Lauro de Brito – Agência Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação

É natural de Cuiabá, Mato Grosso. Engenheiro elétrico, especialista em Gestão Pública. Mestre e doutor em engenharia elétrica, também éPró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Tocantins.

7. Carlos Júnior Spegiorin Silveira (Jota Patrocínio) – Agência Tocantinense de Regulação (A.T.R.)

Nascido em Araguaína-TO, é filho do médico e ex-senador Carlos Patrocínio. Formado em Direito, é pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Possui também pós-graduação em Ciências Políticas pela UFT em parceria com a ADESG. Foi Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação de Araguaína/TO e Secretário Municipal de Controle Interno de Maceió/AL. Atualmente era Secretário de Administração de Recursos Humanos e Patrimônio da capital alagoana.

8.    Humberto Viana Camelo – ADAPEC

Tocantinense de Natividade, é médico veterinário. Foi subsecretário da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e já esteve a frente da Adapec. Servidor público desde 1981,  foi coordenador no Ruraltins. Já assumiu várias diretorias na Seagro. Em Palmas, foi vereador duas vezes e Secretário Municipal de Agricultura.

9. José dos Santos Freire Júnior (Dep. Freire Júnior) – Agência de Fomento

Natural de Goiânia, Goiás, Freire Júnior é formado em Economia, pelo Centro Universitário de Brasília, e pós-graduado em Políticas Públicas de Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua carreira na política teve início pelo então MDB em 1973. Político e agropecuarista, o atual deputado estadual do PV, também já foi deputado federal por cinco mandatos.  Foi Secretario de Assuntos Legislativos de Financiamento e Crédito do Tocantins e é o atual presidente do Parlamento Amazônico.

10. Osvaldo de Souza Reis (Deputado Federal Osvaldo Reis) – Escritório de Representação em Brasília

Natural de Floriano, Piauí, é empresário, pecuarista e atual deputado federal pelo PMDB-Tocantins. Está no seu sexto mandato na Câmara Federal. Foi Presidente do Diretório Regional do PMDB de 2003 a 2010.

11. Eudoro Pedrosa – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho

Nascido em Goiânia, é empresário. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, foi Presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás, e Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás. Fundou várias Associações Comerciais no então norte goiano, hoje Estado do Tocantins. Foi Deputado Estadual, Deputado Federal e  Secretário de Governo. Também foi Secretário de Indústria e Comércio do Tocantins no Governo de Marcelo Miranda.

12.David Siffert Torres – Secretaria de  Planejamento e Gestão

É mineiro de Belo Horizonte, economista pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Administração Pública pela Getúlio Vargas. Consultor Legislativo em Economia da Assembleia Legislativa e prestador de serviços técnicos especializados em gestão pública. Já ocupou várias diretorias na Assembleia, foi secretário estadual de Planejamento; Diretor de Orçamento; Presidente do PROEDUCAR; Diretor Financeiro do Conselho de Ciência e Tecnologia; Conselheiro Fiscal da CODETINS, CASETINS e MINERATINS e Presidente do Conselho de Administração do IGEPREV.

13. Eder Martins Fernandes – Agência Tocantinense de Saneamento

Natural de Figueirópolis-TO. É formado em Educação Física pela UNIRG, de Gurupi. Já foi chefe de gabinete na Câmara de Vereadores da Cidade, assessor parlamentar da deputada estadual Josi Nunes e diretor de Assistência Social e Planejamento das Políticas Sociais da Prefeitura de Gurupi. Atualmente é Secretário do Desenvolvimento Social na Prefeitura de Gurupi.

14. Clemente Barros Neto – Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária

Natural de Porto Nacional, é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Goiás é pós-graduado em Comunicação Rural pela USP. Foi Secretário Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Tocantins; Secretário Municipal de Agricultura do Município de Palmas; Diretor técnico e presidente da EMATER/Goiás; Delegado Federal da CIBRAZEM e Presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia.

15. Acy Carvalho Fontes – Banco do Empreendedor

É natural do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Programa de Crédito Assistido BRB – Trabalho, da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal, Presidente do Conselho Habitacional do Estado do Tocantins 1997 – 1998, Diretor de Habitação da SETAS, Diretor do Banco da Gente 1998 – 2005 e Instituto Social Divino Espírito Santo – PRODIVINO. Ocupava até ontem o cargo de Secretário Executivo do Conselho de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Palmas.

16. Elmar Batista Borges (Cenorão) – Chefe de Gabinete

Natural de Natividade-TO é gestor imobiliário. Foi bancário por 16 anos, sendo onze deles no Banco do Brasil. Foi coordenador de Política da Secretaria de Governo na administração Marcelo Miranda. Na campanha desse ano foi o Coordenador Político de Mobilização

17. Jacques Silva de Sousa – IGEPREV

Natural de Filadélfia, no Tocantins, é advogado, auditor de controle externo do Tribubal de Contas da União; foi secretário de Controle Externo do T.C.U. do Tocantins e também ocupou a função de secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado.

18. Reginaldo Leandro da Silva (Coronel Leandro) – Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros e subcomandante do Corpo de Bombeiros

Natural de Aloândia, Goiás é formado em Direito pela UNIRG, de Gurupi, pós-graduado em Ciências Políticas pela ADESG. Tem curso de formação de profissionais na Academia de Polícia Militar de Goiás e curso de Bombeiro Oficial em São Paulo. Está na corporação a vinte anos. Foi comandante do 4o pelotão de Bombeiros de Gurupi , do 1oBatalhão de Bombeiros de Palmas; corregedor do Corpo de Bombeiros e atualmente estava na função de sub-chefe do estado maior.