Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

O governador Marcelo Miranda (PMDB) visitou o Tribunal de Justiça do Tocantins nesta segunda-feira, 12. Na ocasião, o governador conheceu o Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), a Sala Segura e destacou o interesse do Estado em trabalhar em parceria com todos os Poderes.

"Quero colocar à disposição dos senhores e senhoras aquela Casa [o Palácio Araguaia]. O que mais quero é essa parceria, esse contato direto, diário, das nossas equipes de trabalho”, afirmou Marcelo Miranda ao se dirigir aos magistrados e presentes.

O Nacom foi criado em 2013 e é composto por cinco juízes, além de servidores da área judicial e administrativa, que atuam junto às 42 comarcas do Estado, dando mais agilidade à conclusão dos processos. Até agora, mais de 160 mil processos - entre decisões, sentenças, júris e análises processuais - já passaram pela apreciação do Núcleo.    

O governador também conheceu a Sala Segura, onde mais de 530 mil processos estão tramitando por meio eletrônico e têm seu sigilo garantido. O Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc) utilizado pelo Tribunal de Justiça conta com gerador próprio de energia, o que garante um funcionamento contínuo.

Marcelo Miranda foi recebido pela presidente do Tribunal, Ângela Prudente, que apresentou os projetos em andamento no órgão e o trabalho voltado para o fortalecimento da Justiça no Estado. "Temos o melhor sistema de processo eletrônico do país funcionando 24 horas por dia, uma evolução; 75% dos processos que estão em tramitação são eletrônicos”, destacou.

O governador parabenizou a Casa pelos avanços. "Quero parabenizar o avanço tecnológico que o órgão passou nos últimos anos. Tenho buscado conhecer todos os Poderes constituídos, queremos trabalhar em parceria, fortalecendo o desenvolvimento do Estado", ressaltou.

TCE

Pela manhã, o governador recebeu em seu gabinete o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Wagner Praxedes, e o presidente eleito do órgão, Manoel Pires dos Santos, em uma visita de cortesia. (Secom-TO)