Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Pacientes afirmam estarem desesperadas Pacientes afirmam estarem desesperadas

Duas pacientes do Hospital Regional de Araguaína entraram em contato com o Conexão Tocantins na tarde desta quinta-feira, 22, para relatar o drama que vivem na espera por uma cirurgia. Emiliana Alves Costa e Lucylenne Maciel da Conceição, mães de família, aguardam há mais de mês por uma operação cirúrgica no fêmur e segundo elas, não há previsão.

Emiliana sofreu fraturas no fêmur quando a moto em que estava colidiu com um carro em Itapiratins. Devido a gravidade do caso, teve que ser transferida para o Hospital Regional de Araguaína e desde o dia 20 de dezembro está aguardando a cirurgia. Segundo ela, os médicos dizem não haver material para que o processo cirúrgico possa ser realizado. “Acho que estão esperando é eu amputar a minha perna porque não tem mais condição uma coisa dessas”, lamentou.

Lucylenne está passando pelo mesmo sofrimento. Mãe de cinco crianças, a paciente necessita de uma cirurgia no fêmur e já está há quase dois meses no HRA. Segundo Lucylenne informou ao Conexão Tocantins, sua cirurgia chegou a ser marcada mas não foi realizada. “Já marcaram minha cirurgia uma vez. Passei um dia e uma noite sem comer quando vieram para me dizer que não ia ter como fazer porque não tinha alguém para ajudar”, disse.

Lucylenne afirmou estar desesperada. “Sou apenas uma mãe com saudade de casa e dos filhos. Sei que aqui têm vários esperando, mas já estou aqui há tempo demais gente. Imagina dois meses numa cama meu Deus. Estou desesperada!. Olha, tenho cinco crianças pequenas. Eu sou mãe de quatro gêmeos de 5 anos e tenho um  bebê de um ano e nunca tive ajuda de ninguém para cuidar dos meus filhos. Entende o porquê do meu desespero. Isso não é justo!”, lamentou.

No quarto em que Lucylenne e Emiliana estão, outras três mulheres se encontram na mesma situação,incluindo uma idosa de 87 anos de idade que está há 10 dias na espera. 

Na semana passada o governador Marcelo Miranda visitou pessoalmente o hospital. O secretário de Saúde do Estado, Samuel Bonilha já informou que está tentando resolver os problemas deixados pela gestão anterior e contratando mais profissionais.

Sesau

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) se posicionou por meio de nota e informou que as cirurgias ortopédicas- que dependem do uso de órteses e próteses - estão sendo realizadas na unidade conforme estoques existentes  e entregues pelos fornecedores

No caso da paciente Emiliana Alves a Sesau informou que as órteses necessárias para o caso dela já estão disponíveis e sendo preparadas (esterilização/ adequação de tamanho) para a utilização.

Confira nota na íntegra 

 Nota à Imprensa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hospital Regional de Araguaína (HRA), informa que as cirurgias ortopédicas, aquelas que dependem do uso de órteses e próteses, estão sendo realizadas na unidade conforme estoques existentes  e entregues pelos fornecedores.

Quanto ao caso da paciente Emiliana Alves Costa, que sofreu fraturas no fêmur com indicação cirúrgica, o HRA esclarece que as órteses necessárias para o caso dela já estão disponíveis e sendo preparadas (esterilização/ adequação de tamanho) para a utilização.

A Sesau esclarece também que está fazendo todos os esforços necessários para manter os hospitais em pleno funcionamento, o que inclui o abastecimento de materiais e medicamentos, bem como a realização de cirurgias. 

(Matéria atualizada às 17h19min)