Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com a finalidade de envolver os jovens tocantinenses dos diversos municípios nas políticas públicas do Governo do Estado, a Superintendência de Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude tem buscado parceria com todos os segmentos da sociedade. Na tarde desta quinta-feira, 29, os gestores da Pasta receberam o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, e demais representantes da comunidade católica, para apresentar ações a serem realizadas em conjunto. 

Um dos projetos apresentados pelo superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha, foi a criação do Roteiro Religioso da Juventude, a ser feito com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que estará no Estado a partir de 26 de abril, como parte das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem. “A imagem percorreria todos os segmentos da juventude envolvendo nossos jovens nesse ato de fé. Mas o nosso propósito com a igreja católica é bem maior, envolver a comunidade na efetivação das políticas públicas do Governo”, destacou Ribeirinha. 

O arcebispo de Palmas lembrou que a igreja realiza várias ações voltadas à juventude, a exemplo da Pastoral da Juventude, Casa de Marta, e depende de colaboradores para execução desses trabalhos sociais. “Existe uma demanda muito grande nessa área que só terá resultados a partir de ações efetivas. Esperamos que essa iniciativa dê certo”, disse o Arcebispo de Palmas.

A Secretaria está montando uma Rede Integrada de Desenvolvimento da Juventude para realizar as políticas do setor. Sebrae, governo federal, municípios, universidades, entidades e sociedade civil são parceiros do Estado nessa ação. 

Juventude Indígena 

Ricardo Ribeirinha apresentou o planejamento anual para os representantes da juventude indígena de diversas etnias do Estado na quarta-feira, 28, na sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.

As ações planejadas englobam cinco eixos estratégicos para a formulação e execução de políticas públicas que contemplem as juventudes de todos os segmentos sociais. “Estamos firmando uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT),  para formação de um levantamento completo dos dados da juventude tocantinense. Estamos convidando  a juventude indígena para construir conosco as políticas públicas que irão contribuir para elencar as ações prioritárias para o segmento”,  afirmou Ricardo Ribeirinha.

Entre as metas estabelecidas para os próximos 12 meses também está prevista a adesão do governo do Tocantins ao programa do governo federal, "Juventude Viva".

A implementação é do Conselho Estadual da Juventude, além do projeto Estação Jovem em parceria com o SEBRAE, que visa levar cursos de capacitação profissional aos jovens em situação de vulnerabilidade social com a  parceria no desenvolvimento de programas permanentes de prevenção e proteção com o apoio da Polícia Comunitária e a Secretaria de Segurança Pública.

Narúbia Werreria, uma das líderes da juventude indígena, acredita que a parceria entre a sociedade civil e o poder público é a melhor forma para planejar ações que atendam, de fato às necessidades de cada movimento. “Eu achei o planejamento muito interessante, espero mesmo que seja efetivado e saia do papel. Vamos estreitar o diálogo com o Estado, é bom saber que as portas estão abertas”,  ressaltou Narúbia Werreria.

Durante o mês de janeiro, a Superintendência de Juventude do Estado esteve realizando uma série de reuniões com os secretários estaduais para assegurar a garantia de transversalidade de ações para os jovens tocantinenses.