Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para demonstrar o desenvolvimento de 25 variedades de soja cultivadas em um campo experimental de 22 hectares, no município de Pedro Afonso, a Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e empresas parceiras realizam no próximo dia 20 de fevereiro, a V Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região.

O evento aberto a produtores de soja, técnicos, pesquisadores, estudantes e demais interessados no assunto, será realizado na Fazenda Uruçu, a partir da 8 horas da manhã.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia Jornada Tecnológica.

Conforme o engenheiro agrônomo da Coapa, Fernando Coelho, grupos organizados de até 30 pessoas vão percorrer um trecho de 250 metros, e ao longo do percurso técnicos da cooperativa e de empresas envolvidas no experimento vão dá detalhes sobre o ciclo de cada variedade, resistência a pragas e expectativas de produtividade das sementes.

Os participantes também vão conhecer novas tecnologias voltadas ao homem do campo e conferir uma exposição de máquinas agrícolas.  

Experimento

A implantação do campo experimental foi coordenada pela equipe do departamento técnico da Coapa. A área fica na Fazenda Uruçu, do produtor Luiz Gilberto Ramos, em Pedro Afonso, e foi cultivada em novembro de 2014.

As variedades plantadas tem ciclos de 90 a 130 dias. A colheita está prevista para começar ainda neste mês e dever ser concluída em março de 2015.

Segundo o engenheiro agrônomo da Coapa, Eduarte Bonafede, que orientou o plantio, a intenção é avaliar o desenvolvimento da cultura e a produtividade.

Todas as variedades de sementes utilizadas são comerciais, sendo que oito são resistentes a lagartas. As cultivares foram cedidas pelas empresas Talismã, Seed Corp, Uniggel, Nidera, Monsanto, Pioneer e Agroest. Outras empresas também são parceiras no experimento, entre elas, a Bayer Cropscience, Fertilizantes Tocantins, Nortox, e Microquímica e John Deere.

Para o produtor Gilberto Ramos, foi importante ceder a área para o experimento, pois os resultados serão úteis a todos os produtores de soja, que poderão saber quais cultivares tem maior produtividade e melhor se adéquam à região.