Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Uma festa para a família. Foi assim que o público presente definiu A Folia da Paz em Taquaruçu, que começou por volta das 17 horas no domingo,15, com matinê à fantasia, onde a concentração, que iniciou às 13 horas, com pintura facial, brincadeiras e fantasias, na sede do ponto de cultura Canto das Artes, garantiu a alegria da criançada, que pôde interagir com os voluntários do projeto e se divertirem entre palhaços e brincadeiras de circo.

“É muito divertido e as músicas são legais e me divirto com meus amigos”, disse o pequeno Rafael Pacheco Ribeiro, de 11 anos, contando ser a primeira vez que participava da festa no Distrito.

Já Beatriz Meurer Barros, de 09 anos, aproveitou a festa para fazer pintura facial e disse estar se divertindo muito. “Aqui dá para brincar com meus amigos e sem bagunça”, disse ela, explicando que irá para as matinês todos os dias.

Logo após  a concentração, crianças e voluntários, acompanhados do Tambores do Tocantins, seguiram em cortejo para a Praça Maracaípe, e por onde passavam chamavam atenção dos moradores com a alegria e irreverência. 

O ponto alto do cortejo foi o encontro dos Tambores do Tocantins com a Banda Municipal de Tocantinópolis, que emocionou o público ao misturar percussão com as melodias das marchinhas. “É muito bonito este trabalho que está sendo feito pela Prefeitura, o resgate das marchinhas, das raízes do Carnaval”, disse o maestro Dario Cardoso, de Tocantinópolis. A banda e os Tambores do Tocantins se apresentaram no coreto da Praça por mais de uma hora encantando o público  presente.

A estudante Meire Alves que levou os filhos para se divertirem disse que foi a primeira vez que participou, mas que voltaria todos os dias, inclusive com amigos de fora, pois aprovou a festa voltada para a família. “Achei a proposta interessante e com certeza voltaremos porque é um lugar tranquilo e longe da violência, além de podermos dançar ao som de marchinhas, que quase não vemos mais”.

O prefeito que esteve presente em Taquaruçu disse que o Carnaval, em seu primeiro dia no distrito, superou as expectativas. “Este Carnaval família, vendo as crianças se divertindo, brincando é exatamente o que queríamos, sem acidentes, apenas alegria”, ressaltou ele.

E ainda dentro da programação de Taquaruçu, os foliões puderam se divertir ao som do frevo e das marchinhas com Sabrina Fitipaldi e Genésio Tocantins.

Para a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Eliane Campos, o primeiro passo para trabalhar a identidade cultural e resgatar o som das marchinhas dos velhos Carnavais. “E estamos fazendo uma linda festa, que com certeza agrada a população”