Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A diversidade do Parque Estadual do Jalapão, uma das áreas mais importantes e protegidas no País é o destaque da produção da TVE de Tocantins, emissora pública de televisão, associada à TV Brasil que exibirá o documentário Caminhos da Reportagem nesta quinta-feira, 05, às 22h, no canal 13.

Ao leste do Estado do Tocantins, há quase 1,6 mil quilômetros quadrados de riquezas naturais na área que é uma das mais importantes reservas ambientais de cerrado no Brasil.

O programa Caminhos da Reportagemmostra como vivem as comunidades no parque e como preservam o capim dourado - planta da qual se produz o artesanato do capim dourado -, em um verdadeiro exemplo de respeito à natureza.

Conhecido como “ouro do Jalapão”, o capim dourado é protegido por lei e só pode ser colhido uma vez ao ano, por artesãos cadastrados. Ali, pesquisadores da Universidade de São Paulodescobriram que a espécie tem um brilho único devido à riqueza de alumínio no solo do Jalapão.

Todo esse cuidado ajuda a garantir veredas floridas e a sustentabilidade econômica, ambiental e cultural da região.

O programa revela por que o lugar é conhecido como “Deserto das Águas”: repleto de rios, cachoeiras e grutas, o parque do Jalapão guarda um imenso aquífero em seu subsolo.