Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cultivo de abacaxi na região do Bico do Papagaio vem crescendo de maneira significativa nos últimos anos, com isso, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec está acompanhando os produtores rurais no controle da sanidade das frutas produzidas na região. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Agência está a realização de uma palestra sobre a legislação que regulamenta o comércio de mudas de abacaxizeiros, que acontecerá na próxima quinta-feira, 12 de março, às 09 horas, no auditório do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, no Campus de Araguatins.

A palestra será proferida pelo fiscal Federal Agropecuário, da Superintendência Federal de Agricultura no Tocantins, José Dourado Júnior, e, poderão participar os produtores de abacaxi da região, estudantes e pessoas interessadas em cultivar esta espécie.

Na região há uma predominância do cultivo do abacaxi na agricultura familiar, porém, já existem investimentos maiores, inclusive com plantio irrigado. “Com esse crescimento na produção, aumenta a comercialização de mudas, por isso, estamos orientando os produtores sobre a necessidade de adquirirem plantas com origens certificadas e que obedeçam à legislação, evitando assim, a entrada de doenças nas lavouras,” disse, o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Segundo o inspetor agropecuário da Adapec, Guilherme Rocha dos Santos, na palestra serão abordadas as exigências da Instrução Normativa Federal nº 43, de 17 de setembro de 2013 que estabelece as normas para produção e comercialização de material de propagação do abacaxizeiro. O evento conta com a participação da Adapec, Ruraltins, IFTO de Araguatins e Ministério da Agricultura.