Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que objetiva provocar uma gradual mudança de atitude, hábitos e consumo na sociedade tocantinense, está sendo elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Na primeira etapa, estão sendo coletados os dados nos municípios, apresentando pontos de deficiência e de potencialidades relacionadas à gestão dos resíduos sólidos.

Parte do trabalho de coleta dos dados será feito por meio de questionários que serão enviados aos 139 municípios tocantinenses. Também serão feitas visitas técnicas nos municípios e consultas a estudos e documentos oficiais de órgãos estaduais e das prefeituras. As informações levantadas serão utilizadas para subsidiar a elaboração do plano.

De acordo com o diretor de políticas ambientais da Semarh, Adão Maia, durante o levantamento de informações, que se estenderá até o mês de junho, será feito um trabalho de sensibilização dos gestores municipais.  “O plano vai ser difundido primeiro em 18 municípios, onde serão realizadas oficinas, que também contarão com a participação dos municípios vizinhos. Na sequência, acontecerão três audiências, em Araguaína, Gurupi e Palmas e, por fim, no ano de 2016, vamos realizar um seminário estadual, em Palmas, onde vamos apresentar uma versão preliminar do plano”, explicou.

Ainda segundo Adão Maia, a elaboração do Plano Estadual é de fundamental importância para a gestão dos resíduos sólidos. “Com essas informações que estão sendo levantadas com a elaboração do plano, teremos um instrumento que vai subsidiar o Estado, os municípios, para que eles possam captar recursos a nível federal, firmar convênios com outras instituições, de modo que possam dar o melhor destino para seus resíduos”, apontou.

Com o Plano de Resíduos Sólidos, o Estado vai poder programar e executar atividades capazes de aumentar a eficácia e a efetividade da gestão dos resíduos. O documento vai trazer questões de curto, médio e longo prazo, com vistas não só a resolver problemas imediatos, mas também a evitar e diminuir problemas futuros e potencializar boas práticas e soluções inovadoras na área.

Municípios

A participação dos municípios na elaboração do plano ajuda a consolidar os dados referentes à atual realidade da produção e destinação dos resíduos sólidos. “Ao serem apontadas as deficiências levantadas pelas prefeituras, construiremos um subsídio para reverter o quadro de cada região do Estado”, explicou Adão Maia, ao ressaltar a importância do repasse de informações pelos gestores municipais. (Secom-TO)