No Tocantins, a temporada de exposições agropecuárias inicia no mês de abril e segue até o mês de setembro, conforme o calendário oficial divulgado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet). Mas, para as empresas realizarem eventos e os produtores rurais transportarem os animais que irão participar, é necessário procurar a Agência com antecedência para obter informações sobre a documentação exigida.
Para realizar qualquer evento pecuário, a empresa promotora deve solicitar autorização na Adapec que atende o município onde ocorrerá o evento. Já para o produtor movimentar os animais, deve ir até a unidade onde a ficha cadastral é movimentada, munido dos exames exigidos para cada espécie (bovídeos, equídeos, aves, ovinos, caprinos, entre outros), para então, emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte. No caso de bovinos, por exemplo, é exigida a comprovação da vacinação contra febre aftosa, além dos exames negativos para brucelose e tuberculose.
Todas as normas atendem as exigências zoossanitárias vigentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), portanto, o descumprimento implica em multas e penalidades aos infratores. “Os requisitos sanitários servem para resguardar a sanidade dos rebanhos e evitar risco de disseminação de doenças pelos animais aglomerados”, disse a inspetora de Defesa Agropecuária, Roberta Arantes, acrescentando que mais informações podem ser acessadas no sitewww.adapec.to.gov.br, no link sanidade animal/ programa de eventos pecuários.
Em 2014, a Agência fiscalizou 732 eventos, incluindo exposições, feiras, leilões e eventos esportivos. Neles foram fiscalizados mais de 500 mil animais de diversas espécies. “A presença da Agência em todos os eventos pecuários assegurando a condição sanitária do animal, gera credibilidade, além de dar segurança para quem expõe e comercializa os animais”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo. (Ascom Adapec)