Levantamento feito pelo Conexão Tocantins mostra que dos 139 prefeitos do Tocantins apenas 27 já são reeleitos e não poderão buscar um novo mandato. Dentre estes gestores que encerrarão mandato no final do próximo ano estão o de Colinas, José Santana Neto (PT), de Aliança, José Pequi, de Tocantinópolis, Fabion Gomes , de Peixe, Neila Pereira dos Santos dentre outros. Da região do Bico do papagaio os municípios de Sampaio, Santa Teresa do Tocantins, Sítio Novo, Nazaré e Muricilândia estão com prefeitos reeleitos.
Conforme o Conexão Tocantins apurou, o partido com o maior número de prefeitos é o PSD, comandado pelo deputado federal Irajá Abreu. A sigla tem 29 gestores no total.
Em segundo lugar vem o PSDB comandado pelo senador Ataídes Oliveira e que tem 20 gestores eleitos atualmente. O PMDB, partido do governador Marcelo Miranda, três federais eleitos (Dulce Miranda, Josi Nunes e Carlos Gaguim) e mais três deputados estaduais (Rocha Miranda, Nilton Franco e Elenil da Penha) tem 19 prefeitos eleitos atualmente. O partido está sem comando definido atualmente.
O PSB, comandado no Estado pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira tem 14 gestores. Seguindo a ordem o PR, legenda comandada pelo senador Vicentinho Alves, e o Solidariedade, até então comandado pelo ex-governador Sandoval Cardoso, estão empatados com 11 prefeitos eleitos cada.
O partido dos Trabalhadores tem nove gestores eleitos mas está com processo de expulsão aberto contra dois deles: Fransergio de Riachinho e Bina de Esperantina. O motivo é infidelidade partidária.
O Democratas, comandado pela deputada federal Dorinha Rezende, e o PTB que tem á frente o ex-deputado José Geraldo de Melo estão empatados com seis gestores em seguida vem o PP do deputado federal Lázaro Botelho com cinco gestores dentre eles o da capital do Estado, Carlos Amastha que deve buscar reeleição.
Após o PP, o PPS e o PTB, ambos com dos prefeitos eleitos atualmente são os penúltimos da lista. Com um prefeito eleito estão PSC que tem o prefeito de Dianópolis, uma das maiores da região Sudeste, Regis Melo e ainda o PRP, PRB e PDT.
Os dados para a matéria foram confirmados pela Associação Tocantinense de Municípios - ATM.