Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Maioria das prefeituras são comandadas por prefeitos do PSD

Maioria das prefeituras são comandadas por prefeitos do PSD Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Maioria das prefeituras são comandadas por prefeitos do PSD Maioria das prefeituras são comandadas por prefeitos do PSD

Levantamento feito pelo Conexão Tocantins mostra que dos 139 prefeitos do Tocantins apenas 27 já são reeleitos e não poderão buscar um novo mandato. Dentre estes gestores que encerrarão mandato no final do próximo ano estão o de Colinas, José Santana Neto (PT), de Aliança, José Pequi, de Tocantinópolis, Fabion Gomes , de Peixe, Neila Pereira dos Santos dentre outros. Da região do Bico do papagaio os municípios de Sampaio, Santa Teresa do Tocantins, Sítio Novo, Nazaré e Muricilândia estão com prefeitos reeleitos.

Conforme o Conexão Tocantins apurou, o partido com o maior número de prefeitos é o PSD, comandado pelo deputado federal Irajá Abreu. A sigla tem 29 gestores no total.

Em segundo lugar vem o PSDB comandado pelo senador Ataídes Oliveira e que tem 20 gestores eleitos atualmente. O PMDB, partido do governador Marcelo Miranda, três federais eleitos (Dulce Miranda, Josi Nunes e Carlos Gaguim) e mais três deputados estaduais (Rocha Miranda, Nilton Franco e Elenil da Penha) tem 19 prefeitos eleitos atualmente. O partido está sem comando definido atualmente.

O PSB, comandado no Estado pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira tem 14 gestores. Seguindo a ordem o PR, legenda comandada pelo senador Vicentinho Alves, e o Solidariedade, até então comandado pelo ex-governador Sandoval Cardoso, estão empatados com 11 prefeitos eleitos cada.

O partido dos Trabalhadores tem nove gestores eleitos mas está com processo de expulsão aberto contra dois deles: Fransergio de Riachinho e Bina de Esperantina. O motivo é infidelidade partidária.

O Democratas, comandado pela deputada federal Dorinha Rezende, e o PTB que tem á frente o ex-deputado José Geraldo de Melo estão empatados com seis gestores em seguida vem o PP do deputado federal Lázaro Botelho com cinco gestores dentre eles o da capital do Estado, Carlos Amastha que deve buscar reeleição.

Após o PP, o PPS e o PTB, ambos com dos prefeitos eleitos atualmente são os penúltimos da lista. Com um prefeito eleito estão PSC que tem o prefeito de Dianópolis, uma das maiores da região Sudeste, Regis Melo e ainda o PRP, PRB e PDT.

Os dados para a matéria foram confirmados pela Associação Tocantinense de Municípios - ATM.