Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De autoria do deputado Nilton Franco (PMDB), os deputados aprovaram requerimento que solicita uma audiência pública para debater as propostas da Reforma Política, em tramitação na Câmara Federal. Outras 34 propostas obtiveram anuência dos parlamentares, entre elas, a do deputado Olyntho Neto (PSDB) que indica a criação da Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor de Serviços de Telefonia fixa, móvel e internet.

O requerimento com o registro de Nota de Repúdio, de autoria do deputado Eli Borges (PROS), contra a exibição de cenas explícitas de beijos, protagonizados por pessoas do mesmo sexo, também foi aprovado. O repúdio às cenas exibidas na telenovela Babilônia da Rede Globo de Televisão. Dos 17 deputados presentes na sessão, o requerimento obteve os votos contrários dos deputados Eduardo Siqueira Campos (PTB) e Zé Roberto (PT) e a abstenção dos deputados Olyntho Neto, Elenil da Penha (PMDB) e Paulo Mourão (PT).

O teor do requerimento de Eli, que é pastor, gerou críticas e polêmica nas redes sociais. Montagem de fotos do deputado  começaram a circular na internet criticando o posicionamento dele. Muitos internautas criticaram a nota dos parlamentares e lembraram das conquistas reconhecidas pelos homossexuais.

Outras solicitações

O deputado Jorge Frederico (SD) requereu a instalação de ciclovia na TO-222, em Araguaína, a instalação de Posto da Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito em Wanderlândia, e a reforma da quadra poliesportiva do setor Noroeste, em Araguaína. Já Luana Ribeiro (PR) sugeriu a implantação de um posto de atendimento do Ruraltins em Aguiarnópolis, e a infraestrutura de praias nas cidades de Araguacema, Araguanã e Araguatins.

O presidente Osires Damaso (DEM), por sua vez, solicitou, para Aragominas, a construção de posto policial no assentamento Reunidas, de posto de saúde e quadra poliesportiva coberta no assentamento Vitória Régia, e de campos gramados nos assentamentos de Vitória Régia, Baviera e Reunidas.

Já Mauro Carlesse (PTB) propõe a criação do programa “Bolsa Treinador Esportivo” no Tocantins, e a viabilização de estudos para que seja concedido desconto de até 50% no IPVA para proprietários de motocicletas de até 125 cilindradas que não tenham multas ou não tenham se envolvido em acidentes de trânsito nos últimos 12 meses antes da data do licenciamento.

Também foram aprovados requerimentos de autoria dos parlamentares Júnior Evangelista (PRTB), Ricardo Ayres (PSB) e Vilmar de Oliveira (SD). As matérias sugerem obras e benefícios para a população dos municípios de Miracema do Tocantins, Lajeado, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas, Porto Nacional, Monte do Carmo, Goianorte e Araguanã.