Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza nos dias 26, 27, 28 e 29 de março o seu XI Encontro Estadual para debater novas ações para 2015 e apresentar o balanço das atividades dos anos de 2013 e 2014. 

Como prévia do encontro que acontece na cidade de Carrasco Bonito/TO, foram realizadas discussões nas bases com vistas a levantar elementos para subsidiar debates durante o Encontro Estadual. Para o MST, o encontro se constitui em momento de análise da atual conjuntura política e econômica a nível Nacional e Estadual, relacionada à reforma agraria e outras reformas importantes para o País, bem como os desafios a serem enfrentados.

A perspectiva do MST é a permanência na luta buscando a realização de ações e conquistas de políticas públicas que avancem na área da reforma agrária em todos os estados brasileiros, sobretudo no Estado do Tocantins. Para o MST do Tocantins, a situação aponta para continuação de luta contra o latifúndio atrasado, o latifúndio moderno e o estado opressor para avanços na conquista da terra. Ainda segundo o MST, é preciso continuar lutando pela implantação de infraestrutura nos assentamentos, serviços públicos essenciais (escolas, posto de saúde, espaços para prática esportivas e culturais), bem como recursos para projetos de geração de emprego e renda no campo, sobretudo para juventude e as mulheres.

Carrasco Bonito, município criado em 1991, situado na região do Bico do Papagaio distante a 750 km de Palmas-TO. O município conta com mais de 3.500 habitantes, tem como atividade econômica principal, a pecuária e agricultura camponesa. O MST está presente no município há menos de cinco meses com um acampamento de 230 famílias. Embora o MST esteja há pouco tempo em Carrasco Bonito, já atua na região do Bico do Papagaio há mais de 17 anos, onde iniciou suas ações em 1997.

Participam desse encontro 450 delegados e mais de 100 convidados, que de forma direta e indireta contribuem com a luta do Movimento no Tocantins. Encontro conta com representantes do Movimento a nível nacional, professores e alunos da educação do curso de Educação campo da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis, autoridade pública municipal e Federal.  

"O MST agradece toda a comunidade de Carrasco Bonito pela recepção e acolhida aos Sem Terra que vieram de diversas regiões do Estado para participar do XI Encontro Estadual do Movimento", posicionou o MST.