Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com contos misteriosos e imprevisíveis, o livro Histórias de Fim do Mundo será lançado no dia 6 de abril, às 19h, no foyer do Teatro Sesc Palmas. Escrita pelo paranaense Gabriel Adamante, a obra tem ilustrações do jovem artista tocantinense Lucas Rodrigues e foi publicada pela editora Autografia.

Histórias de Fim do Mundo é o livro de estreia tanto do escritor quanto do ilustrador. A amizade, que começou na escola, resultou no trabalho artístico e literário. “O convite foi feito pelo Gabriel e eu fiquei meio sem acreditar na hora. Ele tem vários amigos que desenham, mas me escolheu. Não sabia que gostava do meu trabalho e, se eu ficasse sabendo do livro, nem passaria pela minha cabeça a possibilidade de ilustrá-lo. Então foi uma honra fazer as ilustrações, é algo que sempre vou ter orgulho de falar”, conta Lucas.

O ilustrador explica que cada conto tem uma imagem própria. “Busquei colocar a essência de cada história nos desenhos. Alguns são fáceis de interpretar, mas tem outros que eu quis explorar mais, a fim de deixar o leitor pensar e questionar mais um pouco sobre o assunto”, explica o artista.

Lucas teve o interesse pela arte despertado na infância. “Eu tinha uma mente bem inquieta, vivia tendo ideias o tempo inteiro. Como não conseguia escrever tão bem, comecei a desenhá-las no papel. Meus desenhos eram as minhas visões”, comenta o ilustrador. Criador do projeto Maddox, que promove seu próprio trabalho na área musical, ele conta se inspira nos artistas Hieronymus Bosch e Yayoi Kusama.

Livro

A obra Histórias de Fim do Mundo é composta por contos que mesclam a realidade a um mundo mágico e surpreendente. Atraentes, misteriosos e imprevisíveis os 17 contos foram escritos em diversos períodos da vida do autor. “Transformando o banal e rotineiro em surreal e emocionante”, como a própria descrição da obra diz, o livro foi escrito com base no Realismo Mágico. O livro será lançado na próxima segunda-feira, 6, no foyer do Teatro Sesc Palmas, às 19h.