Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro e acordo com a presidente da associação de produtores de folhagens e flores tropicais, as flores duram de 7 a 10 dias e acordo com a presidente da associação de produtores de folhagens e flores tropicais, as flores duram de 7 a 10 dias

A beleza exótica, o custo e a durabilidade são fatores que tornam as flores e folhagens tropicais atraentes para os amantes de flores e arranjos. Na 15ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), as flores têm um espaço exclusivo destinado à exposição e à comercialização. A Feira teve início nesta terça-feira, 5, e prossegue até sábado, 9, das 9 às 18 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional. A entrada é gratuita.

Helicônias, bastão do imperador, folhagens ornamentais, alpínias, antúrios e marantas encantam os visitantes. O Tocantins apresenta um grande potencial para a produção destas espécies devido às condições favoráveis de solo e clima. Durante a Agrotins, os visitantes interessados podem comprar flores a partir de R$ 2, ou fazer encomendas de arranjos mais elaborados.

De acordo com a presidente da associação de produtores de folhagens e flores tropicais, Aline Yamara, as flores duram de 7 a 10 dias e não necessitam de muitos cuidados. “Elas precisam de água limpa e o caule deve ser cortado em dias intercalados, assim as flores duram dias”, explicou.

Ainda de acordo com Aline, 30 associados estão expondo sua produção este ano e a expectativa é que mais produtores se filiem. “O nosso gargalo é a comercialização, quanto mais produtores e associados, mais fortalecidos seremos”, comentou.

Bastão do Imperador Branco

Este ano, a novidade é o Bastão do Imperador Branco, de beleza rara e contagiante. "Nós já produzimos o bastão do imperador vermelho e porcelana, mas é a primeira vez que conseguimos cultivar o branco”, finalizou Aline.

Para a estudante Maria Eduarda, as flores são uma opção de presente para o Dia das Mães. “Já vou levar algumas para adiantar o meu presente, são baratas e lindas”, argumentou.

Para os interessados nesta atividade, serão oferecidas ainda duas palestras sobre cultivo e negócios na quarta-feira, 6, às 10 horas, e na quinta-feira,7, às 15 horas, na sala de capacitação do Terra Forte, no Pavilhão Central.

Feira

Com o tema Cadeia produtiva de grãos, a Agrotins Brasil 2015 busca fomentar o agronegócio com a transferência de tecnologias, por meio de palestras, cursos, dinâmicas de máquinas e vitrines tecnológicas. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins no endereço eletrônico www.agrotins.to.gov.br.