Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

 Turma do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas

Turma do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas Foto: Luiz Melchiades

Foto: Luiz Melchiades  Turma do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas Turma do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas

Como forma de mobilizar os alunos em ações preventivas a Secretaria da Educação (Seduc) lançou o concurso “Educação na Prevenção ao uso das drogas”, cujas inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 22 de maio. O edital e a ficha de inscrição foram publicadas no Diário Oficial de 4 de maio  de 2015, e para participar o aluno deverá preencher um formulário e apresentar à secretaria da escola onde estuda.

O professor Júlio César da Rocha, um dos organizadores do concurso, explicou que a ideia é promover a discussão em sala de aula sobre as drogas, prevenção e as consequências do uso ilegal, para depois os alunos produzirem as redações. “Esta é uma ação preventiva e faz parte de outros projetos como ‘Conte até 10’ e ‘Observatório da Adolescência’ e o objetivo é fazer com que o aluno reflita sobre as drogas enquanto estão produzindo seus textos”, frisou Júlio César.

Conforme o edital, a redação deverá ter o caráter dissertativo-argumentativo e deverá ser produzida obrigatoriamente em prosa. As redações serão avaliadas na própria escola, que escolherá apenas uma delas e encaminhará para a comissão regional. Cada Diretoria Regional de Educação selecionará três redações e enviará para a comissão estadual. A Seduc selecionará nove redações, sendo três de cada categoria. Somente participará do concurso o estudante que estiver matriculado na Rede Estadual de Ensino.

Serão selecionadas as redações conforme a classificação em categorias, sendo que a 1ª correspondente aos alunos do 6º ao 7º ano do ensino fundamental; a 2ª correspondente aos alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e a 3ª categoria aos alunos do ensino médio.

Premiação

As melhores redações serão premiadas, sendo um ipad para o 1º colocado, um iphone para o aluno com trabalho classificado em 2º lugar e um notebook para o 3º colocado. Todos os alunos classificados irão receber certificados de participação.

A entrega dos prêmios está prevista para ser realizada na Sala de Reuniões da Seduc, no dia 11 de agosto (Dia do Estudante), às 15 horas.