Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Humberto Camelo

Foto: Humberto Camelo

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 7, pelo governador do Estado, Marcelo Miranda. A solenidade ocorreu durante a abertura oficial da 15º Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), no Centro Agrotecnológico de Palmas e contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, e demais autoridades.

O Tocantins celebra 18 anos livre de febre aftosa com vacinação e está habilitado para exportar carnes, produtos e subprodutos, para mais de 130 países. Em 2014, as exportações de carnes e miúdos ultrapassaram as 32 mil toneladas. “Sabemos da importância do nosso rebanho para a economia do Estado e tenho certeza que vamos superar os desafios”, ressaltou o governador.

A primeira etapa da campanha iniciou no dia 1º de maio e segue até o dia 31, e a expectativa é vacinar mais de oito milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos). “O produtor rural tem atendido o chamado do Governo do Estado e vacinado o rebanho, mas, a atenção deve ser redobrada para continuarmos alcançando altos índices vacinais, e no futuro próximo tornarmos livre de febre aftosa sem vacinação”, disse Humberto Camelo.

Ainda durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda entregou a delegada regional da Adapec de Pedro Afonso, Railda Marques Lima, 36 computadores e 13 impressoras, além de 14 notebooks e três impressoras portáteis. “É um reforço à qualidade e agilidade no atendimento aos produtores rurais”, disse Railda, acrescentando que na sua regional, que é composta por 12 municípios, o número de bovinos e bubalinos é de 358.139 animais e 4.178 produtores rurais.

Os materiais são oriundos de convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Adapec com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Campanha

Após vacinar os animais o produtor rural tem até 10 dias para comprovar o ato conforme a data da nota fiscal da compra da vacina, na unidade da Adapec, onde a ficha cadastral é movimentada. O produtor que deixar de vacinar poderá ser multado R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Realização

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins).

Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins no endereço eletrônico www.agrotins.to.gov.br. A feira acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para o município de Porto Nacional e segue até sábado, dia 9.