Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião ocorrida na noite desta última segunda-feira, 18 de maio, a executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Tocantins, julgou e decidiu pela expulsão dos prefeitos Fransergio Alves Rocha do município de Riachinho e Albino Xavier do município de Esperantina.

A motivação da expulsão é a infidelidade partidária, infração prevista na Resolução nº 13/2014, que dispõe sobre a atuação do partido concernente à infidelidade. Estes prefeitos não seguiram as orientações do partido nas eleições de 2014, apoiando candidaturas opositoras à decisão do PT, homologada em Convenção Estadual. Nesta ocasião, estes prefeitos, manifestaram apoio a candidatos a deputado estadual e federal, além de governador e senador da coligação de oposição.

Atualmente, o PT está avaliando mais doze processos disciplinares contra vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e outras lideranças, pelo mesmo motivo.

Com a expulsão destes, o PT conta agora com quatro prefeitos no Estado: Assilon Soares Filho (Arapoema), Ezequiel Guimarães (Couto Magalhães), José Santana Neto (Colinas do Tocantins), José Rodrigues da Silva (Aliança do Tocantins).

O presidente estadual do PT do Tocantins, Júlio César Brasil, lembra que o partido tem princípios que norteiam as condutas de seus membros. “O partido vive um momento em que o seu rumo está sendo rediscutido. Para continuarmos fazendo as mudanças que o Brasil precisa, o PT precisa valorizar a sua história, sua origem. E, a fidelidade é um dos princípios indispensáveis”, afirma o presidente.