Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O aniversário dos 26 anos de Palmas, comemorado nesta quarta-feira, 20, também foi tema de pronunciamento do deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB), durante a sessão de ontem, 19, na Assembleia Legislativa.

Eduardo Siqueira relembrou a “convocação” do então governador Siqueira Campos para que estivesse presente no ato de fixação do Cruzeiro, que marcou o lançamento da Pedra Fundamental de Palmas. “Ele me ligou no dia 18 de maio de 1989 e disse: “Largue o que estiver fazendo, pois quero que você esteja no ato de fixação do Cruzeiro que será amanhã (19 de maio de 1989) véspera do lançamento da Pedra Fundamental de Palmas”. E assim o fiz, com essas mãos de brasileiro. E logo em seguida vim presidir a Novatins, a empresa responsável por construir a nova Capital”, recordou.

“Eram dias de pioneirismo, muito importantes e depois de ter visto um tatu sair da terra e os tratores roncarem, assistimos o surgir da nossa Capital”, destacou Eduardo.

O Parlamentar  também relembrou uma matéria publicada na época pelo Jornal do Brasil, que tratava o sonho de Siqueira Campos de construir a nova Capital como um ato “megalomaníaco e um despautério”.  Segundo o deputado, a reportagem destacava que o então Governador tinha projetado uma ponte sobre um lago que não existia e o comparou ao personagem de Dias Gomes, Odorico Paraguaçu. “Confesso que procurei o jornalista que escreveu essa matéria para convidá-lo para a inauguração da Ponte da Integração Nacional, sobre o Lago de Palmas”, afirmou o Deputado.

Após todos os esforços já conhecidos de Siqueira Campos como a criação do Tocantins, de Palmas e a implantação do Estado e da Capital, Eduardo Siqueira afirmou que agora o ex-governador ocupa-se alimentar os milhares de pássaros que o visitam todos os dias em sua residência. “Mas, se outros  governantes tivessem  a mesma atitude e dividido também outras regiões, o nosso País teria outra realidade muito melhor”, disse.  

Por fim, Eduardo Siqueira parabenizou e reconheceu o esforço de homens e mulheres que ajudaram a construir a Capital.