Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Criadas para garantir o controle de entrada e saída de produtos de origem animal e vegetal no Estado, as 30 barreiras zoofitossanitárias fixas, controladas pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) realizou este ano 19.599 ações de fiscalizações, sendo 12.266 de origem animal e 7.333 de vegetal.

Segundo dados da Adapec, de janeiro deste ano, até a primeira quinzena de maio, o volume de produtos de origem vegetal em trânsito que foram fiscalizados nas barreiras fixas pela Agência chegam a 942 mil toneladas, com destaque para a soja, arroz e milho.

Já o número de animais fiscalizados em movimentação no mesmo período somam 15,4 milhões de animais. No ranking desta movimentação, os números mostram que as aves ocupam o primeiro lugar com 13,7 milhões de animais movimentados entre galinhas e pintinhos. Em segundo lugar está o setor de piscicultura que entre alevinos e peixes somam mais de 1,2 milhões. Os bovídeos são o terceiro em movimentação com 442.866 animais.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo disse que as barreiras zoofitossanitárias cumprem a função de proteger o Estado contra a entrada de doenças causadas por animais, plantas ou produtos de origem desses, garantido qualidade aos alimentos que chegam aos consumidores. “As fiscalizações realizadas pela Adapec nas barreiras fixas, volantes ou fluviais são essenciais, pois garantem a proteção ao rebanho e lavouras tocantinense contra a entrada de doenças, permitindo assim, que o Estado continue exportando produtos com qualidade e controle a circulação destes no Tocantins,” ressaltou o presidente.

Segundo o fiscal de Defesa Agropecuária da Adapec, Jurani de Sousa Lima que atua na barreira fixa de Barra do Ouro, o trabalho realizado pelo Estado nas barreiras fixas é de grande importância para o controle sanitário dos produtos de origem vegetal e animal que circulam no Estado. “É uma responsabilidade nossa garantir que um produto circule no Tocantins sem oferecer risco à saúde da população,” disse Jurani.

Barreiras

Para manter o controle sanitário do Estado, o Tocantins conta atualmente com 30 barreiras fixas nas divisas com os estados limítrofes, 18 barreiras volantes e 10 barreiras fluviais.