Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 29/05, o senador Vicentinho Alves esteve em audiência com o ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante. Na ocasião, o parlamentar solicitou a liberação de recursos para construção da Ponte sobre o Rio Tocantins, localizada no município de Porto Nacional.

Visando o desenvolvimento econômico, a criação de novas oportunidades de negócios e a consolidação de Porto Nacional como cidade polo na região central do estado, a construção da ponte no município é considerada obra prioritária.

Além de integrar regiões que possuem alto índice de crescimento econômico, a implantação da ponte deve ser um fator determinante para a viabilidade de novos investimento industriais e de diferentes setores de comércio. Diante disso, ficou entendido pelo ministro que a ponte será um importante meio de integração nacional, o que justifica a sua prioridade.

Outro pleito levado ao ministro foi a implantação do Entroncamento TO - 020 em Aparecida do Rio Preto - divisa TO/MA localizado em Goiatins – na BR 010 no estado do Tocantins. Para isso, Vicentinho pediu a permanência da proposta no OGU 2015 e inclusão no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, bem como a elaboração do Anteprojeto.

Objetivando um melhor escoamento da produção agropecuária na região do Matopiba - que abrange os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia - a construção do Entroncamento na BR 010 mostra-se determinante no acesso à região, que é considerada a última fronteira agrícola do País.

A estimativa de crescimento de 7,90% em sua produção de grãos - o que corresponde a 201,5 milhões de toneladas - 9,7% de toda a produção prevista para 2015 no Brasil.

Diante dos pleitos solicitados, o Ministro Aloizio Mercadante mostrou-se diligente em seu empenho para a consolidação dos projetos no estado do Tocantins.