Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Frederick Borges

Com a chegada do período de estiagem, a região do cerrado tocantinense é alvo constante da ação do fogo, muitas vezes de maneira intencional ou criminosa. Atento à situação, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), já iniciou os trabalhos de conscientização da comunidade, como também o trabalho de capacitação de 120 brigadistas que deverão atuar no combate ao fogo em 17 municípios tocantinenses.

De acordo com Diógenes Madeira, diretor executivo da Defesa Civil, o órgão está realizando um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e demais municípios no combate aos focos de queimadas. Ele ressaltou ainda que as cidades que contratam e mantém equipes de brigadistas têm pontuação excedente no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico.

Ainda de acordo com o diretor executivo, a Defesa Civil vem orientando os gestores municipais a contratarem brigadistas para atuarem no controle e combate aos focos de incêndio. “Os municípios com maior contingente populacional, como também os que possuem unidades de conservação, são a nossa maior preocupação. Por isso, estamos realizando os trabalhos de conscientização daqueles municípios para contratarem mão de obra local”, afirmou.

Informações

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desta segunda-feira, 8, apontam que o Tocantins figura em segundo lugar em focos de queimadas por estado, praticamente empatado com o primeiro colocado, o Mato Grosso. Lá, até o final da manhã desta segunda, foram registrados 820 focos, contra 818 no Tocantins. Das cidades tocantinenses, municípios próximos da Ilha do Bananal e da região do Jalapão são os com maior incidência, sendo Lagoa da Confusão, Mateiros, Lizarda, Formoso do Araguaia e Pium, respectivamente. (Secom-TO)