Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Olyntho Neto (PSDB), que também é presidente da Juventude Nacional do PSDB, foi eleito na tarde desta quinta-feira, 11, vice-presidente do Parlamento amazônico, fórum permanente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e que representa as 26 Assembléias Legislativas no País. Olyntho teve seu nome aclamado durante a 19ª  Conferência anual da entidade, que acontece em Vitória – ES. O Parlamento Amazônico delibera sobre questões importantes da região amazônica como meio ambiente, sustentabilidade, conservação, educação ambiental e práticas de uso racional dos recursos ambientais da Amazônia. A presidência do Parlamento Amazônico já havia sido definida com a eleição do deputado Sinésio Campos (PT/AM).

Para Olyntho esta é uma oportunidade de defender os assuntos relacionados à biodiversidade e recursos naturais nos estados da Amazônia. “Este é um importante fórum de debates em defesa dos interesses da nossa região, que paga a conta da sustentabilidade e ainda pode contribuir muito com o desenvolvimento do nosso País”, disse o Deputado durante a Conferência. O deputado recebeu o apoio unânime dos parlamentares e também dos participantes que representam os legislativos de outros países, como o senador norte-americano, Rodney Ellis, que parabenizou o deputado Olyntho ressaltando sua juventude e o interesse pelo bem comum.

O Parlamento Amazônico promove discussões de interesse mundial e também foi instituído nos países que fazem fronteira com o Brasil. Os debates em torno do uso sustentável dos recursos naturais, especificamente os de florestas e hídricos , chamam a atenção de países desenvolvidos.

Conferência

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais - Unale, entidade que congrega 26 (vinte e seis) Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital e dos 1.059 (mil e cinquenta e nove) parlamentares estaduais, tem a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais.

 Um dos objetivos da Conferência é envolver os parlamentos estaduais com temas importantes de interesse nacional, para que se identifiquem melhor com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados, visando ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais.

 O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a troca de experiências, atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

O tema escolhido para a 19ª Conferência Nacional, Mudanças globais e os novos rumos, busca processar uma visão do Brasil de hoje e as grandes mudanças em curso. Este evento é uma grande oportunidade de transmitir aos legisladores de todo o país informações importantes sobre esse tema.

 O público alvo é constituído por parlamentares estaduais e federais, governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores de capitais, autoridades nacionais convidadas e comitivas internacionais, além do público participante da agenda de debates e palestras.