Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Milhares de esportistas de todas as idades participaram no domingo, 5, de uma das provas mais tradicionais da Capital. Em sua décima edição, a Corrida do Fogo é um evento tradicional organizado pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros do Tocantins e demais parceiros. A prova contou  com percursos de 1 km (prova infantil),5 km e 10 km (adulto). A competição homenageia o bombeiro militar, cujo dia nacional foi comemorado na última quinta-feira,2.

Fazendo parte do Circuito Virgílio Coelho de Corrida de Ruas, organizado pela Prefeitura de Palmas, a Corrida do Fogo é a quinta das 11 provas do calendário municipal da modalidade, previstas para acontecer até o final do ano. Além das quatro etapas já realizadas e da Corrida do Fogo, ainda haverá provas como a Corrida do Advogado, Corrida dos Jogos Mundiais Indígenas, Volta das Arnos contra o Câncer, Corrida de Rua da UFT, Desafio dos Fortes e Taquaruçu Eco Run.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, a prova superou todas as expectativas, uma vez que contou com um número recorde de participantes e o apoio de diversos parceiros. “Percebemos que a procura foi muito grande e as vagas se esgotaram muito rápido. Mas para garantirmos o conforto e a segurança da prova tivemos que limitar o número de participantes em cerca de 1200 competidores”, afirmou.

Preparo

O casal de turismólogos Eric e Gislaine Oliveira começou este ano a se dedicar aos eventos esportivos. Segundo eles, após participar de um grupo fechado de esportistas, decidiram testar seus limites em provas com grande número de participantes. “Esta é a primeira Corrida do Fogo que participamos, mas no circuito anual não perdemos nenhuma prova”, afirma Eric Oliveira.

Já a educadora Marília Gomes Veloso, esta é a segunda promovida pelos bombeiros que ela participa. “Há dois anos e meio eu comecei a correr. Agora não perco nenhuma etapa. Quero concluir todas as 11 provas previstas para este ano”, garante.

Maturidade

Mas se engana que a prova testa os limites apenas do público infantil jovem e adulto. Aberta a todas as idades, a corrida atraiu até mesmo aqueles que já atingiram a maturidade física. Para o motorista Edgar Castro Leite, de 67 anos, as provas deram condicionamento físico e melhoria na qualidade de vida. “Comecei a correr tem cinco anos. De lá pra cá já perdi 30 quilos e minha vida mudou”, assegura.

Quem também afirma estar sempre em busca de novos desafios é a dona de casa Geni Aparecida Ruiz, de 75 anos de idade. Para ela, que já está na sexta prova, a superação vem do autoconhecimento e perseverança. “Eu não corro. Na verdade eu participo das provas fazendo caminhada. Mas ando muito rápido e chego a ultrapassar gente bem mais jovem. Este ano finalizei meu percurso em menos de uma hora”, afirmou.

Além da medalha de participação da prova, que ao final de todo o circuito Virgílio Coelho de Corrida de Ruas se transforma numa mandala ao participante que completar todas as provas, a 10ª Corrida do Fogo premiou os melhores corredores em 16 categorias. O resultado pode ser conferido no link http://chipbrasil.com.br/cronomax/g-live.html?f=resultados/2015/corridodofogopalmas2015.clax.