Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Toninho Borges leva cultura ao Estado a partir dessa sexta-feira, 10 de julho, com o "Projeto da Caatinga ao Cerrado”. Miranorte e Tocantínia serão palcos da programação especial que tem apoio do Ministério da Cultura.

Na sexta, em Miranorte, o show  tem início às 20 horas na Praça Santo Antônio. Já no domingo, 12 de julho, em Tocantínia, a programação terá início às 21 horas na Praça Frei Antônio de Ganges. Em todos os eventos haverá participação especial de Mauricio e Arnon com a viola de buriti.

Toninho fará um passeio pelo cancioneiro popular, resgatando cantigas de roda, folclore e poesias, além de interpretar canções de sua autoria, de compositores tocantinenses e mineiros.

O cantor pede ao público que leve um kg de alimento não perecível para doação a comunidade carente. No final do evento serão entregues mudas de plantas nativas, estimulando a preservação ambiental."Convidamos a Comunidade para levar o seu banquinho e curtir a música na sua praça", afirma o cantor. 

Projeto

O projeto foi contemplado pelo Programa Amazônia Cultural 2013, do Ministério da Cultura, um impulso para fomentar a cultura na Região Norte, com o patrocínio do Governo Federal. A proposta é promover um intercambio entre a musicalidade do Vale do Jequitinhonha com o Tocantins, valorizando a Cultura Quilombola e o folclore brasileiro, tendo em vista a diversidade cultural.

Participação especial em Miranorte:

-  Nando Gonçalves;

- Orquestra de Ukulele Cantigas pra rodar, do Ponto de Cultura Engenho Cultural;

- Laís Versátil;

O projeto continua sua viagem pelo Tocantins, com apresentações nas cidades de Mateiros/TO (Comunidade da Mumbuca), Santa Tereza/TO; Dianopolis/TO; Lagoa do Tocantins/TO; Monte do Carmo/TO; Nova Rosalandia/TO.