Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O auditório da Universidade Federal do Tocantins, campus de Miracema, foi o palco da  da II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, uma realização da Prefeitura de Miracema por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que reuniu autoridades locais e produtores rurais, nesta quinta-feira, 9. 

Agricultores familiares de diversos assentamentos da região rural de Miracema participaram das discussões da temática da conferência “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”. A Prefeitura de Miracema disponibilizou um ônibus para o transporte dos participantes.

A prefeita Magda Borba prestigiou o evento e durante seu discurso, na abertura oficial, a gestora lembrou que a administração de Miracema tem se empenhado em promover a agricultura familiar local. “Investimos na recuperação das estradas vicinais para escoamento da produção, construímos boeiros, pontes e rebaixamos ladeiras. Além disto, o projeto Roça Comunitária disponibilizou para o cidadão que mora dentro da cidade, um espaço para cultivo de hortaliças e grãos”, destacou a prefeita. 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Manoel do Nascimento Pereira da Silva, também frisou como a atual gestão tem voltado um olhar diferenciado para a área rural do município. “Percorremos as localidades e sabemos das demandas. A prefeitura tem atendido os pedidos e viabilizado trabalhos importantes na área rural e isto promove a economia de toda a cidade”. 

A conferência municipal segue as prerrogativas da 5° Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, uma estratégia do Governo Federal composta de ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Os eixos debatidos foram: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.