Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Tharson Lopes

O mês de julho é um período em que muitos turistas vêm à Palmas para conhecer as belezas naturais da Capital e seus monumentos históricos. Um dos principais lugares escolhidos pelos visitantes é a Praça dos Girassóis, local que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais (Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça) e grande parte da história do Tocantins. Os turistas ou moradores da Capital que queiram fazer uma visita guiada no Palácio Araguaia devem realizar o agendamento prévio.

Uma das responsáveis por essa visita guiada, a servidora da equipe de cerimonial Aldenora Costa Lang, explica os procedimentos realizados com os turistas. “A gente percorre o Palácio com os visitantes e faz a apresentação de todos os monumentos da Praça dos Girassóis e do Palácio Araguaia; como o Brasão, Painel das Lutas, Painel das Conquistas, Monumento Súplica dos Pioneiros e o Relógio do Sol. Esses monumentos são apresentados através da maquete”, disse. Aldenora lembrou ainda que as pessoas não podem estar trajando shorts, camisas regatas e sandálias de dedo. “Com estes trajes só é permitido que os turistas visitem o hall do Palácio Araguaia”, completou. 

De acordo com a servidora, os meses de janeiro, julho e dezembro são os períodos onde há um maior fluxo de visitantes no Palácio Araguaia. “Geralmente, cerca de cem pessoas visitam diariamente o local. Os turistas ficam encantados com a estrutura e inclusive muita gente tem o conhecimento prévio da história do nosso Estado”, concluiu.

Turistas

Dentre as centenas de turistas que visitam o local neste período, uma caravana com 46 pessoas vindas dos estados do Pará, Piauí e Maranhão, chamou atenção nesta segunda-feira, 20, no Palácio Araguaia, sede do Executivo estadual. Como de costume, os visitantes celebraram o momento com muitas selfies e vídeos gravados através dos seus aparelhos de celular. Entusiasmados, tudo soava como novidade para o grupo.

“O Palácio é lindo”, exclamou a professora Rayza Aranha, 26 anos, moradora de Belém (PA), que integrava a caravana. “A estrutura, a arquitetura e o hall dele são muito convidativos. É a primeira vez que venho ao Estado e estou encantada. Sou de Belém e lá tem a sua própria arquitetura, mas aqui encanta os nossos olhos pela conservação, limpeza e história. O Tocantins está de parabéns”, completou.

Um dos responsáveis pela excursão, pastor Joanilson Ferreira Lima, 29 anos, explicou que o grupo chegou a Palmas no dia 16 deste mês e veio para participar de um congresso evangélico. “A experiência de liderar um grupo para fazer uma viagem tão longa é um desafio muito grande, mas ao mesmo tempo é muito gratificante, porque a gente pode proporcionar aos jovens, além do conhecimento bíblico, o conhecimento das belezas naturais do nosso País, e o Tocantins, para todos nós da caravana, foi uma grande novidade, superou nossas expectativas”, afirmou.

O grupo que visitou o Palácio Araguaia retorna para os seus estados de origem no final da tarde desta segunda-feira, 20.

Palácio Araguaia

Sede do poder Executivo estadual, o Palácio Araguaia é um marco de onde foram projetadas ruas e avenidas da Capital. É localizado na Praça dos Girassóis, que está situada no centro do plano diretor e ocupa uma área útil de 14 mil m², considerada a maior praça pública da América Latina e segunda maior do globo. 

De arquitetura arrojada, o Palácio Araguaia é o principal cartão-postal de Palmas, e acompanha o projeto de modernidade da capital do Tocantins. (Secom-TO)