Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante encontro com o articulador internacional do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, na noite dessa quarta-feira, 22, o governador Marcelo Miranda reforçou a parceria do Governo do Estado na realização da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O evento está previsto para ser realizado em Palmas, no próximo mês de outubro.

“O Governo do Estado estará presente por entendermos a importância do evento. Um momento de celebração não só dos indígenas, mas de todas as raças e povos. Uma oportunidade para conhecermos mais intensamente a cultura indígena de vários lugares do mundo”, ressaltou Marcelo Miranda.

Para articulador internacional do Comitê Intertribal, instituição responsável pela realização dos jogos, a intenção é que o trabalho conjunto com o Governo do Estado vá além de um acordo de cooperação. “Precisamos envolver outros atores que possam lucrar com a realização deste evento tão grandioso”, explicou ele, citando como exemplo os segmentos de bares, restaurantes e rede hoteleira.

Celebração

Com 43 países já inscritos e perspectivas de 2.500 indígenas presentes, Marcos Terena entende que os Jogos Indígenas são uma oportunidade de celebração. “O grande encontro deve exercitar perante o mundo o conceito de paz e, ao mesmo tempo, modelos de competição onde o importante é celebrar a vida desses povos”, comentou.

A reunião também contou com a presença dos secretários de Esportes, Lazer e Juventude, Sallim Milhomem, e da Comunicação Social, Rogério Silva.